Minha vacina chega quando? No ritmo atual de vacinação, o Brasil vai chegar a 2024 com apenas 70% da população imunizada; Sintrajufe/RS realiza live dia 25


10.Fevereiro.2021 - 15h50min

A vacina contra Covid-19 chegou, mas, no Brasil, a imunização caminha a passos lentos que em outros países. Segundo matéria do jornal O Globo, se continuar no mesmo ritmo, daqui a três anos, em 2024, o país terá 70% da população vacinada. Uma nova tragédia para brasileiros e brasileiras, que já acumulam mais de 230 mil mortes pela pandemia.

Há dificuldade em obter vacinas, mas, neste momento, outros problemas interferem mais diretamente na demora: das 10 milhões de doses prontas para distribuição pelo SUS - trunfo no combate à pandemia - apenas 4 milhões haviam sido aplicadas até a última terça-feira, 9. Menos de 2% da população já foi vacinada.

Demora facilita o surgimento de novas variantes

Os efeitos são perversos: além de ampliar o número de casos e mortes dia a dia, a demora em vacinar a população abre as portas para mais e mais mutações do vírus, o que pode agravar e fazer durar mais a pandemia não apenas no Brasil, mas globalmente. Em entrevista ao G1 nessa terça-feira, 9, o pesquisador do programa de biologia do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) Lucas Ferrante disse que Manaus “pode se tornar um problema de saúde pública mundial” por conta do surgimento de novas variantes ocasionadas pela crescente circulação do vírus. A mesma preocupação vale para o Brasil como um todo, já que não há políticas de testagem em massa e isolamento entre os estados e cidades.

A falta de uma política nacional de vacinação compromete a agilidade da imunização. Não há uma agenda nacional de estímulo – pelo contrário, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já se posicionou em diversas ocasiões contra a vacina e apenas agora, dá sinais de mudança de discurso. Além disso, o governo não demonstra empenho real no combate à pandemia – dos milhões de testes vencidos às disputas políticas que fizeram com que o país perdesse ou demorasse a adquirir algumas vacinas, em meio a negociações para permitir que empresas comprem doses para seus funcionários.

Sintrajufe/RS realiza importante live sobre o tema dia 25

Na luta por vacina gratuita e urgente para todos e todas, pelo SUS, o Sintrajufe/RS tem participado de diversas mobilizações em Porto Alegre. Ao mesmo tempo, compreendendo a necessidade de ampliar e avançar nesse debate, o sindicato realiza, no dia 25 de fevereiro, a live “Minha vacina chega quando?”. Será às 18h30min, pelo canal do Sintrajufe/RS no Youtube e pelo Facebook, tendo como painelista o médico e ex-presidente da Anvisa Gonzalo Vecina Neto.

Veja AQUI todas as informações sobre a live.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.