A importância da vida sindical na aposentadoria e a força do NAF no Sintrajufe/RS


20.Janeiro.2021 - 16h16min

As lutas e necessidades dos aposentados e das aposentadas é, há muito tempo, uma prioridade para o Sintrajufe/RS. O sindicato sabe de sua importância para esse grande segmento da categoria, da mesma forma que sabe a importância de aposentados e aposentadas para o fortalecimento da entidade. Nesta matéria, parte de uma série do Sintrajufe/RS referente à Semana dos Aposentados e Aposentadas, tratamos dessa via de mão dupla entre a entidade e esses colegas.

Atualmente, o Sintrajufe/RS possui, como integrantes de sua direção colegiada, cinco colegas aposentadas. Essa representatividade valoriza e fortalece as pautas específicas de aposentados e aposentadas, segmento que engloba cerca de um terço dos colegas sindicalizados e sindicalizadas ao Sintrajufe/RS. Além disso, não custa lembrar: ao final da vida funcional, deveremos todos e todas nos tornarmos aposentados e aposentadas. Ou seja: valorizar o direito à aposentadoria e fortalecer esse segmento da categoria é importante para todos e todas.

Não se trata, na relação entre o sindicato e os aposentados, de uma via de mão única. É, na verdade, um grande encontro, que fortalece a entidade e traz aos colegas novas perspectivas, atividades e amizades. A participação dos aposentados é fundamental para o Sintrajufe/RS, e o sindicato busca retribuir tornando-se, também, importante para os colegas.

É no sindicato que se concentram as lutas em defesa dos direitos pelos quais muitos aposentados e aposentadas batalharam por longo tempo e seguem batalhando hoje. O que foi conquistado pelas gerações anteriores e pelos colegas que hoje não estão na ativa continua precisando ser defendido. E essa defesa é coletiva e encontra no sindicato seu lugar e seu instrumento fundamental. A participação de quem hoje está aposentado é decisiva também para lembrar aos colegas que estão na ativa que os direitos de que usufruem não vieram por acaso, e sim com muita luta dos que os antecederam nos serviços públicos.

Ao mesmo tempo, o Sintrajufe/RS se consolidou como uma oportunidade para que aposentados e aposentadas seguissem em contato direto com colegas e amigos, com atividades lúdicas, de integração e de estímulo à sociabilidade, sempre um desafio na aposentadoria. Assim, as oficinas de cultura, por exemplo, contam com grande participação do segmento, gerando conhecimento e integração. Os diversos convênios firmados pelo Sintrajufe/RS também trazem aos aposentados e aposentadas benefícios e descontos tanto em produtos, passeios e atividades culturais quanto em serviços como os da área da saúde. São caminhos e possibilidades para que quem se aposentou continue vivendo o dia a dia do sindicato e construindo a entidade cotidianamente.

O NAF

A atual gestão do sindicato tem como uma de suas políticas prioritárias o fortalecimento dos núcleos da entidade, entre os quais o Núcleo de Aposentados, Aposentadas e Pensionistas, o NAF.

Criado em 1998, o NAF é um dos mais ativos núcleos entre os oito vinculados ao Sintrajufe/RS. Um dos principais objetivos do Núcleo é proporcionar aos colegas aposentados, aposentadas e pensionistas a troca de idéias, na defesa de seus interesses políticos, administrativos, sociais e culturais. O NAF também busca a integração nos movimentos sindicais, na luta para garantir direitos gerais da categoria e específicos do segmento. É no NAF, em resumo, que aposentados, aposentadas e pensionistas se encontram tanto para lutar juntos quanto para se divertir e celebrar a amizade e o companheirismo.

Mensalmente, o NAF realiza reuniões ordinárias, debatendo os principais temas do momento para aposentados e aposentadas. Em meio à pandemia, essas reuniões passaram a ser realizadas de forma virtual, por videoconferência. O núcleo também realiza mensalmente a tradicional Quintativa, um momento de lazer em que os colegas se reúnem para confraternizar e participar juntos e juntas de atividades culturais, passeios, almoços, dentre outros.. A coordenação do núcleo é escolhida anualmente, por voto direto, durante o Encontro Estadual do NAF, que teve, em 2020, sua 23ª edição, dessa vez de forma online. Nos encontros estaduais, são debatidos temas relevantes para o segmento, é discutida a conjuntura nacional e também há espaço para confraternização, bom papo e troca de experiências. Em meio à pandemia, o NAF, assim como as oficinas do Sintrajufe/RS, foi espaço importante para que aposentados e aposentadas pudessem manter atividades cotidianas e o contato com amigos e amigas, minimizando o problema do isolamento e da necessidade de permanecer em casa.

A atual coordenação do NAF é formada pelas colegas Íria Edinger e Arlene Barcellos, esta também diretora do Sintrajufe/RS. Para Arlene, “o NAF é uma referência de Núcleo no Sintrajufe/RS, pela sua longevidade e pela permanente atuação de seus participantes nesses mais de 22 anos de criação. A realização de reuniões periódicas do núcleo – momento em que aposentados e aposentadas debatem conjuntura, o trabalho da entidade e apresenta propostas – e a participação em atividades junto aos colegas da ativa são fundamentais para manter viva a história de lutas da categoria e construir formas de enfrentamento aos constantes ataques que servidores e servidoras e o serviço público enfrentam. Outro aspecto importante do NAF é o que diz respeito ao relacionamento humano. Quer nas reuniões, quer nas atividades de lazer, as Quintativas, esse reencontro entre colegas, quando muitos se tornaram amigos e amigas de longa data, é o momento em que partilhamos experiências profissionais, histórias de vida, o dia a dia nessa nova etapa”.

Íria Edinger reforça a importância do núcleo: "A organização dos aposentados, aposentadas e pensonistas do Sintrajufe/RS em um núcleo formalizado proporciona que nossos colegas, ao se aposentarem, continuem contando com a atuação de um sindicato na defesa de seus direitos e lutando por novas e merecidas conquistas. Nesses 23 anos de existência do NAF, ficou evidente a necessidade de estarmos, ou melhor, de continuarmos inseridos em uma entidade sindical que pode legitimamente estar no  front de batalhas do conjunto dos trabalhadores do Judiciário Federal”.

O colega Euzébio Marcos Da Silva, aposentado da Justiça do Trabalho, aponta que o NAF é “um verdadeiro refúgio dos aposentados”. Para ele, o Sintrajufe/RS “é um belo sindicato, com nossas diretorias se alternando, mas o grupo de aposentados sempre unido. Estamos sempre ativos, sempre na luta, na batalha, na busca pelos nossos direitos, e também temos nossos dias de lazer. Nosso grupo chega a ser uma irmandade. É muito importante que estejamos juntos, na luta, e a batalha continua sempre. É muito bom termos essa união, esse grupo de amigos batalhando juntos, dando força uns para os outros, ajudando o sindicato e também recebendo apoio dele”.

A colega Gleni Mara Monlleo Sittoni, aposentada do TRF4 e ex-coordenadora do NAF, reforça a importância da participação de aposentados e aposentadas na entidade: “sempre achei da maior importância ser filiado ao sindicato. É a forma de, mesmo depois de aposentados, estarmos sempre informados do que acontece nas relações de trabalho da nossa categoria, podendo colaborar e participar ativamente das lutas de conquista e preservação de nossos direitos. É a garantia de nos sentirmos representados sempre”.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.