TRE-RS constata descumprimento de medidas sanitárias em locais de trabalho; Sintrajufe/RS realiza reunião da JE na segunda, dia 9


06.Novembro.2020 - 20h00min

Em ofício dirigido a juízes e juízas eleitorais, o presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, afirma que há relatos de que, em vários locais de trabalho, as “medidas básicas de segurança sanitária não estão sendo cumpridas”. Diante dessa confirmação e de relatos que já haviam chegado ao sindicato, o Sintrajufe/RS promove reunião online com os colegas da Justiça Eleitoral nesta segunda-feira, 9, às 19h.

No ofício, o presidente do TRE-RS manifesta “preocupação com as informações recebidas da Seção de Atenção à Saúde (SEATS) deste tribunal” de que o problema está ocorrendo “em diversos locais de trabalho da Justiça Eleitoral, entre eles cartórios eleitorais”. Afirma ainda que, “o eventual surgimento de casos sequenciais traz risco real de inviabilização de trabalho de toda uma equipe, afetando, em situações extremas, a própria realização das eleições municipais”. O desembargador Villarinho reforça a necessidade de cumprimento das medidas de segurança sanitária e que casos de sintomas gripais e contado com pessoas infectadas por covid-19 sejam imediatamente reportados à Seats.

Sintrajufe/RS exige testagem de todos os colegas que sejam convocados ao trabalho presencial

É importante lembra que a resolução 322, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), estabelece diretrizes gerais a serem observadas pelos tribunais para a retomada das atividades presenciais, de forma gradual e sistematizada, observada a implementação de medidas de biossegurança, mas assegurando, preferencialmente, a manutenção do atendimento na modalidade virtual.

O Sintrajufe/RS vem cobrando das administrações (já há ações judiciais em relação às justiças do Trabalho e Federal que todos os servidores e servidoras que retornem ao trabalho presencial sejam testados e encaminhará ofício ao TRE-RS formalizando essa posição. O sindicato reitera que apenas a comunicação de sintomas não basta; é preciso tomar medidas preventivas a fim de evitar, ao máximo, que colegas sejam contaminados nos locais de trabalho; por isso, também vai voltar a solicitar que o tribunal informe o número de casos de covid-19 na Justiça Eleitoral do RS em agosto, eram 16, entre servidores e trabalhadores terceirizados.

O sindicato também já manifestou sua posição junto às administrações, incluindo o TRE-RS, sobre as condições de segurança necessárias para aqueles e aquelas cujas atividades tenham que ser cumpridas presencialmente, como fornecimento de equipamentos de proteção individual, medição de temperatura e reorganização física dos espaços, com garantia de higienização e ventilação, entre outras medidas.

Participe da reunião, segunda-feira, 19h

Nesta segunda-feira, 9, às 19h, o Sintrajufe/RS realizará reunião online com colegas da Justiça Eleitoral de todo o estado. O objetivo é debater a atual situação.

Para participar, os colegas precisam ter conexão à internet, telefone celular ou computador. O link para a sala de reunião virtual será repassado para os servidores e as servidoras pelas direções de base e dirigentes do Sintrajufe/RS. Caso algum colega da Justiça Eleitoral não receba, deve enviar mensagem para sintrajufe@sintrajufe.org.br ou por WhatsApp para (51) 99982-1150.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.