Reforma antecipada: reportagem denuncia que Bolsonaro e Guedes já promovem desmonte dos serviços públicos mesmo sem aprovação da reforma administrativa


16.Outubro.2020 - 16h30min

Reportagem publicada nesta semana no jornal Folha de S. Paulo demonstra que o desmonte dos serviços públicos já começou, no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes, mesmo sem a aprovação da reforma administrativa. Uma “economia” de R$ 68 bilhões já está sendo feita às custas dos direitos da população, e o resultado são, por exemplo, as filas para atendimento no INSS.

Conforme a matéria, somando-se o congelamento salarial dos servidores, a não reposição de vagas, a extinção de cargos comissionados e a digitalização, o governo promoveu um ajuste de R$ 68 bilhões até 2021 no Poder Executivo federal. Ainda segundo a Folha, com dados do Ministério da Economia, para cada 100 servidores que se aposentam, o governo repõe apenas 26. No ano passado, Bolsonaro e Guedes deixaram de repor mais de 28 mil vagas – nos primeiros sete meses deste ano, já foram mais 8.300. Esse déficit tem gerado prejuízos para todos e todas: para servidores e servidoras, precarização e sobrecarga; para o conjunto da população, piora nos serviços públicos oferecidos.

A própria Folha de S. Paulo, favorável às medidas de desmonte, admite que “na gestão Bolsonaro, foram registrados problemas em algumas áreas”. O jornal cita como exemplos as dificuldades para liberação de seguro-desemprego e nos processos de inscrição para seleção de vagas em universidades públicas, além do enorme atraso de atendimentos no INSS. Há, ainda, outros prejuízos provados pelo governo e não contabilizados pelo jornal, como o enfraquecimento do combate à pandemia e da proteção do meio-ambiente. Ainda, o desmonte do Estado e a falta de investimentos fruto dessa mesma política impulsionam o aumento do desemprego, que segue batendo recordes.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.