“Setembro Verde” marca luta das pessoas com deficiência


22.Setembro.2020 - 12h48min

Desde 2015, setembro é um mês especial para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência. É o “Setembro Verde”, que tem no dia 21 o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. É uma data para reforçar a defesa dos direitos e da melhoria das condições de vida desse segmento da população que soma mais de 45 milhões de brasileiros e brasileiras, conforme o censo de 2010 – quase um quarto da população.

Embora haja avanços legais e práticos na luta por acessibilidade e inclusão nas últimas décadas, as pessoas com deficiência ainda sofrem com a discriminação e a falta de preparo das políticas públicas e da própria sociedade para lidar com as diferenças. No Brasil, somam-se a luta contra o preconceito e a defesa de políticas públicas que protejam e garantam a inclusão das pessoas com deficiência.

Os atuais ataques aos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras não deixam de fora as PCDs. Com reforma da Previdência, por exemplo, reduziu-se em até 40% o valor a ser recebido por aposentados por invalidez. Em dezembro de 2019, novo ataque: o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) enviou ao Congresso o PL 6.159/2019, que pretende acabar com as cotas para trabalhadores com deficiência nas empresas brasileiras. O projeto segue em tramitação e, graças à resistência da sociedade civil, seu regime de urgência, inicialmente pedido pelo governo, foi retirado.

Ao mesmo tempo, o desmonte dos serviços públicos, o congelamento dos investimentos e a piora da qualidade de vida da população em geral reflete-se diretamente nos direitos das pessoas com deficiência. A reforma administrativa, principal ataque deste momento contra os brasileiros e as brasileiras, se aprovada, irá acelerar o desmonte das políticas públicas e da capacidade do Estado de atender às necessidades das PCDs.

Importância do Núcleo de PCDs do Sintrajufe/RS

Conforme o colega Ari Heck, integrante do Núcleo de Pessoas com Deficiência do Sintrajufe/RS (NPCDs), a criação do Núcleo, em 2001, aconteceu “pensando em lutar pelos nossos direitos e pela nossa inclusão no serviço público e na própria sociedade. Naquela época, muitas das nossas entidades sequer tinham acessibilidade física. Muito se conquistou neste período. Principalmente na acessibilidade física, tanto arquitetônica como mobiliária. Além disso, graças à luta do Núcleo, o Brasil tem hoje a aposentadoria especial para servidores deficientes e, o que é mais fantástico, para os trabalhadores da iniciativa privada. O projeto nasceu dentro do Núcleo, que lutou arduamente durante quase duas décadas para incluir o texto na Constituição e regulamentá-lo. Talvez este seja o maior legado que o Núcleo possa deixar para o país: qualquer cidadão ou cidadã deficiente neste país tem direito a aposentadoria especial”.

Ari destaca, porém, que a luta continua necessária: “Hoje, o foco da luta é diferente, mas não deixa de ser menos importante. É preciso avançar muito, mas o mais importante é a nossa união para que possamos romper com todo e qualquer tipo de preconceito”.

Núcleo realiza reunião nesta terça-feira, 22

Nesta terça-feira, 22, o Núcleo de Pessoas com Deficiência do Sintrajufe/RS realiza nova reunião. Será às 18h, por videoconferência. Veja AQUI todas as informações.

Sugestões de filmes

Diversos filmes e séries tratam das lutas das pessoas com deficiência. A seguir, o Sintrajufe/RS sugere algumas obras que abordam o tema, com protagonismo de PCDs.

A teoria de tudo – Grã-Bretanha, 2014; direção de James Marsch

Como eu era antes de você – EUA/Grã-Bretanha/Irlanda, 2016, direção de Thea Sharrock

Coragem de viver – EUA, 2011, direção de Sean McNamara

Frida – EUA, 2002, direção de Julie Taymor

Intocáveis – França, 2011, direção de Olivier Nakache, Éric Toledano

O escafandro e a borboleta – França/EUA, 2007, direção de Julian Schnabel

O renascimento do parto – Brasil, 2013; direção de Eduardo Chauvet

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.