Sintrajufe/RS realiza pesquisa com a categoria sobre saúde e condições de trabalho durante a pandemia


17.Julho.2020 - 17h25min

O Sintrajufe/RS prepara uma pesquisa junto à sua base para avaliar a situação de saúde e as condições de trabalho durante a pandemia e que irá subsidiar a continuidade das ações concretas do Sintrajufe/RS em defesa dos direitos, interesses e necessidades da categoria. O trabalho integrará um projeto mais amplo, em parceria com a Fundação Fiocruz e o Departamento Intersindical Estudos Pesquisas de Saúde e Ambiente de Trabalho (Diesat), um monitoramento de efeitos da pandemia que estenderá para além do período de isolamento.

A proposta foi apresentada em reunião do Conselho Geral do Sintrajufe/RS, dia 13. Estavam presentes a pesquisadora associada da Fiocruz Maria Juliana Moura Correa, que é assistente social e doutora em Epidemiologia, e o coordenador técnico do Diesat, Eduardo Bonfim.

Grupos focais e questionário

A pesquisa realizada pelo sindicato, em um formato mais enxuto, para que se tenha um retorno mais rápido, já está em andamento, realizada por meio de grupos focais e questionário junto à categoria. A colaboração e a participação de diretoras e diretores de base é fundamental na composição da primeira fase, os grupos focais. Os DBs ajudarão a identificar as diversas situações, de trabalho e domésticas, vividas pela categoria no trabalho remoto. A coordenação dessa primeira fase e as entrevistas ficam a cargo da médica e do médico do trabalho Virginia Dapp e Geraldo Azevedo, da equipe de saúde do Sintrajufe/RS.

Em um primeiro momento, será realizado um processo de escuta com os servidores e as servidoras que começaram a fazer o trabalho remoto na pandemia e também com quem estava em teletrabalho antes, para compreender as especificidades em cada caso. Serão organizados grupos focais, por segmentos, por tipos de situações nas quais os colegas estão envolvidos e, a partir daí, será composto um questionário breve, que possa oferecer resultados rápidos e que permita ações ágeis do sindicato.

Depois dessa etapa, as discussões serão aprofundadas, em médio e longo prazos. O questionário também servirá de base para o questionário que está em elaboração pela Fiocruz.

No vídeo abaixo, a diretora do Sintrajufe/RS Mara Weber dá mais informações sobre a primeira fase, dos grupos focais.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.