Conselho Geral do Sintrajufe/RS reúne-se nesta segunda-feira, 13; no mesmo dia, haverá reunião específica com direções de base da JE


10.Julho.2020 - 18h39min

Nesta segunda-feira, 13, às 17h, o Sintrajufe/RS realiza reunião online do Conselho Geral do Sintrajufe/RS que reúne as direções Colegiada e de Base do sindicato. Estarão na pauta o trabalho remoto na pandemia e o questionário que o sindicato encaminhará à categoria sobre questões de trabalho e saúde na atual realidade. Após concluir este ponto, por volta das 18h, o sindicato fará reunião específica, também em modo virtual, com as direções de base da Justiça Eleitoral, para tratar da questão sanitária e eleições municipais.

Participarão da reunião, para falar sobre a pesquisa, o médico Geraldo Azevedo, da assessoria de saúde do Sintrajufe/RS; a pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) Juliana Moura; e o assessor do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) Eduardo Bomfim.

Entender e medir, de modo mais concreto, a situação que servidoras e servidores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no estado estão vivendo neste momento é o principal objetivo da pesquisa. Há uma preocupação especial com a saúde mental e as condições de trabalho na modalidade de trabalho remoto na pandemia. O sindicato é referência em pesquisas de saúde, mas o momento é inédito, e precisamos entender as situações de saúde do trabalhador e da trabalhadora submetidos a trabalho remoto de forma compulsória, bem como avaliar os efeitos desse tipo de trabalho, que tendem a permanecer, mesmo que em menor grau, por um bom tempo.

Os dados da pesquisa também balizarão um projeto de monitoramento das condições de trabalho que está sendo desenvolvido pela Fiocruz, que se interessou por integrar os dados da pesquisa do Sintrajufe/RS a seu projeto, com categorias de todo o país. O projeto da Fiocruz tem como principal objetivo o monitoramento das categorias que se mantêm em trabalho presencial, podendo monitorar as condições de trabalho do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União quando do retorno aos locais de trabalho. Porém, acolheu demanda do Sintrajufe/RS para monitoramento também do trabalho remoto.

Reunião das Direções de Base da Justiça Eleitoral ocorre às 18h

Logo depois de finalizar o ponto sobre o trabalho remoto na pandemia, será realizada reunião com as Direções de Base da Justiça Eleitoral. A partir da aprovação de adiamento do calendário das eleições municipais, serão avaliadas com os colegas as questões sanitárias e de organização envolvidas no processo eleitoral, preparando o Encontro Estadual, que será realizado em data a ser fechada nessa reunião.

A atividade é preparatória para o Encontro Nacional, que será promovido pela Fenajufe no dia 25.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.