Núcleo de Aposentados: primeira Quintativa online teve reencontros, debate sério e diversão, mesmo à distância


10.Julho.2020 - 18h28min

O Núcleo dos Aposentados e Pensionistas do Sintrajufe/RS (NAF) realizou, nessa quinta-feira, 9, a primeira edição virtual da tradicional Quintativa. Com diversos colegas aposentados e aposentadas, o encontro teve momentos de debate sobre os ataques dos governos aos servidores e servidoras, mas também teve muito espaço para a diversão, celebrando o reencontro, mesmo que à distância, dos integrantes do NAF. Participaram colegas das cidades de Porto Alegre, Viamão, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha, Santa Maria e Passo Fundo.

Na abertura do encontro, o diretor do Sintrajufe/RS Zé Oliveira apresentou alguns informes que, na sequência, foram debatidos pelos participantes. A também diretora Arlene Barcellos lembrou que o sindicato continua em atividade durante a pandemia, à distância, acompanhando as pautas da categoria e prestando os serviços que historicamente oferece aos colegas.

Ações judiciais

Zé relatou que o Sintrajufe/RS ajuizou ação sobre a contribuição previdenciária progressiva, tendo havido a concessão de liminar para a suspensão do desconto das alíquotas majoradas, mas a liminar acabou derrubada. Ele tratou, nesse sentido, das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) sobre o tema, que estão, no Supremo Triubunal Federal (STF), com o ministro Luís Roberto Barroso. A Fenajufe foi admitida como Amicus Curae em três dessas ADIs.

Ainda nos temas jurídicos, o dirigente tratou do “duplo teto” permitido a aposentados e aposentadas com doenças graves, explicando que há uma ADI no STF, sob relatoria do ministro Edson Fachin. Outra ação ajuizada pelo Sintrajufe/RS tratada na conversa refere-se à continuidade do pagamento de valores recebidos pela função comissionada ou cargo em comissão aos aposentados e aposentadas a partir de julho de 2019, antigos servidores e servidoras do TRF4 e 1ª instância da Justiça Federal.

Sindicato segue ativo

A diretora Arlene Barcellos tratou de outras movimentações do Sintrajufe/RS neste período de pandemia. Ela destacou a campanha de arrecadação de cestas básicas que o sindicato está conduzindo juntamente com a Amatra e o TRT4, além da parceria com comunidades a partir do Comitê Popular em Defesa do Povo e Contra o Coronavírus, tudo para abrir caminhos para o exercício da solidariedade e do apoio aos setores sociais mais vulneráveis e que estão sendo mais atingidos neste momento. Lembrou, ainda, que o sindicato está disponibilizando o Salão Multicultural para as atividades do Clube da Sopa, que atende população em situação de rua.

Arlene também lembrou que as oficinas de cultura seguem em atividade mesmo com o distanciamento social, com aulas online. Diversos aposentados e aposentadas que estão participando de diferentes oficinas contaram como estão sendo as aulas e ressaltaram a importância da continuidade dessas atividades. A colega aposentada Lourdes Rosa leu um poema escrito por ela para a oficina de criação literária, da qual participa. O poema diz: “MUDEZ – o vírus isola o abraço, o sorriso, a voz. Na solidão, a voz fala pra dentro”.

A Quintativa teve, ainda, “participações especiais”. Com cada um na sua casa, o neto e a neta de duas colegas aposentadas aproveitaram para cantar uma música em meio ao bate-papo, para deleite e diversão dos participantes.

A próxima reunião do NAF, também por videoconferência, será no dia 6 de agosto, uma quinta-feira, às 15h. Os aposentados e as aposentadas que quiserem participar devem enviar e-mail para aposentadoria@sintrajufe.org.br para receber as orientações. Quem participou da Quintativa desta semana já está inscrito para receber o link de acesso para a próxima atividade.

Dinâmica agradou participantes

A diretora Arlene Barcellos, que também é coordenadora do NAF, comenta a primeira Quintativa online: “A Quintativa foi com muita conversa, informação e reflexão. Pensei, a partir da poema da Lourdes, que no nosso encontro nós pudemos soltar nossas vozes”, comemora. Ela explica como foi a organização do encontro: “Nós organizamos essa atividade a partir de duas reuniões da coordenação do NAF, por vídeo, ligamos para colegas, divulgamos a matéria nas mídias do sindicato e pelo T-Conecta. Assim, a partir do contato dos colegas aposentados e aposentadas, organizamos algumas salas-teste pela internet. Então, todos e todas que participaram já estavam familiarizados com a ferramenta”.

A coordenadora do Núcleo Iria Edinger concorda que a dinâmica funcionou bem: "O encontro teve ótima receptividade e numerosa participação de colegas, considerando o meio virtual utilizado para o retorno de nossas reuniões, nesse momento de isolamento social. Também foi importante porque propiciou a participação de colegas do interior”, destaca.

A colega Tânia Alves, que participou da Quintativa, lembra que a pandemia nos obriga ao distanciamento, mas celebra: “Com alegria imensa me aproximei virtualmente de um grupo animado que se reuniu na Quintativa do Sintrajufe/RS. Não fosse a reunião virtual, de outra forma dificilmente iria a Porto Alegre”. Para ela, a atividade foi um sucesso: “Criou -se uma sensação de pertencimento e inclusão, nos apresentamos, nos atualizamos sobre as questões salariais e funcionais, sobre oficinas de cultura e sobre grupo de cinéfilos. Gostei muito de ver as crianças já participando e cantando. Parabéns a todos que organizaram e coordenaram a reunião. Espero, no próximo encontro, em agosto, mais colegas aposentados  do interior.  Fica o convite”.

A colega Therezinha Schaab  também gostou da Quinativa online: “Eu participei depois de muito tempo afastada. Como eu recebi o convite e era bem fácil de participar de casa, eu participei e gostei bastante. Deu para reencontrar as pessoas, passei a conhecer algumas que eu não conhecia, foi um prazer rever as que eu já conhecia. E também foi muito bom para ficarmos mais atualizadas sobre o que está acontecendo e para conversarmos nessa atual conjuntura”.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.