Nas ruas e nas redes, jornada #ForaBolsonaro teve início nesta sexta; às 20h tem panelaço em todo o Brasil


10.Julho.2020 - 18h17min

Convocada pelas centrais sindicais e por movimentos populares, a jornada de lutas pelo #ForaBolsonaro teve início nesta sexta-feira, 10. Nas ruas e nas redes, o chamado à mobilização foi construído com ações que denunciam os ataques do atual governo aos direitos e à vida da população.

Atividades nas capitais e no interior

Ações controladas e simbólicas, evitando riscos aos participantes por conta da pandemia, foram realizadas nas ruas em diversas cidades. Em Porto Alegre, em uma parceria entre o Sindisaúde e a CUT/RS, um ato em frente ao Hospital da Pucrs cobrou a testagem de todos os trabalhadores e trabalhadoras da saúde. A ação inaugurou o dia de mobilizações pelo #ForaBolsonaro na capital, na madrugada desta sexta.

No interior também foram realizadas atividades da jornada. Em Caxias do Sul, um ato simbólico aconteceu na Praça Dante Alighieri, no centro da cidade, com exposição de cruzes e que foi encerrado com balões pretos e brancos subindo ao céu em memória dos quase 70 mil brasileiros e brasileiras que perderam as suas vidas na pandemia do novo coronavírus. Em Ijuí, em frente à loja da Havan, cujo proprietário, Luciano Hang, é apoiador e financiador de Bolsonaro, também foram colocadas cruzes e uma faixa com os dizeres “Bolsonaro Genocida”.

Diversas capitais pelo país tiveram ações de rua como parte da jornada, casos de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Paraná, Recife, Maceió, Florianópolis, Belém, São Luis, Fortaleza, Belo Horizonte e Vitória. Trabalhadores petroleiros também estiveram mobilizados em vários polos.

Live e “tuitaço”

Nas redes sociais, o #ForaBolsonaro também ganhou força nesta sexta. No Rio Grande do Sul, uma transmissão ao vivo, ao longo da manhã, reuniu representantes de centrais sindicais, movimentos populares e outros ativistas de diversos setores. Outras transmissões foram realizadas de forma descentralizada para espalhar a mobilização. Na rede social Twitter, o hashtag #ForaBolsonaro passou boa parte do dia entre as mais citadas, fortalecendo nas redes a jornada de lutas.

Jornada segue com panelaço

Para a noite desta sexta-feira, está marcado um “panelaço”. Em todo o país, os trabalhadores e as trabalhadoras devem ir às janelas de suas casas e apartamentos e fazer barulho exigindo o fim desse governo. Será às 20h.

Outras atividades da jornada ocorrerão nos próximos dias em diversas partes do Brasil a partir do entendimento de que Bolsonaro e seu governo precisam sair para que possamos proteger a vida e os direitos dos brasileiros e das brasileiras. Neste sábado, 11, uma plenária virtual da campanha irá preparar os próximos passos da mobilização.

Sintrajufe/RS divulgou nota

Na última quarta-feira, o Sintrajufe/RS divulgou uma nota pública defendendo a posição pelo fim do governo Bolsonaro. Leia AQUI.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.