Brasileiros e brasileiras na Índia: Itamaraty afirma que autorizou fretamento de avião para repatriação


03.Abril.2020 - 15h32min

O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) divulgou nesta sexta-feira, 3, que autorizou o fretamento de um avião para a repatriação dos cerca de 200 brasileiros e brasileiras que estão na Índia e buscam formas de retornar ao Brasil. O Itamaraty, porém, ainda não informou a data em que a ação será realizada, apontando apenas que “o voo deverá ocorrer na próxima semana”.

O Sintrajufe/RS noticiou nesta semana a situação desses brasileiros, de cujo grupo fazem parte dois colegas do Judiciário Federal: Cláudia Segóbia, aposentada do TRF4 e integrante do Conselho Fiscal do Sintrajufe/RS, e Leonardo Martins, do TRE-SP.

Agora, a pressão continua até que todos e todas estejam no Brasil e em segurança. O Sintrajufe/RS segue acompanhando a situação e noticiará nos meios de comunicação do sindicato quando houver novidades.

Veja abaixo a íntegra da nota do Itamaraty:

AVISO AOS BRASILEIROS NA ÍNDIA 

No contexto dos esforços do governo brasileiro para apoiar e repatriar os brasileiros que se encontram fora do Brasil devido às medidas de emergência decretadas para o combate do Covid-19, a Embaixada informa que o governo brasileiro autorizou o fretamento de avião de passageiros para repatriar os brasileiros que se encontram retidos na India.

O vôo deverá ocorrer na próxima semana, em data a ser confirmada em função das exigências técnicas da aeronave fretada e os prazos para as devidas autorizações pelo Governo Indiano.

A Embaixada está contatando os brasileiros que já manifestaram a necessidade de retorno ao Brasil - com base em lista que está sendo atualizada em tempo real. Todos serão informados da data do voo com pelo menos 3 dias de antecendência.

A aeronave deverá partir de Delhi e fazer uma escala em Mumbai.

Tendo em vista que há brasileiros distribuidos em mais de 20 cidades do país, a Embaixada apresentará plano para o transporte para Délhi ou Mumbai via ônibus com partidas de cidades pontos-de-encontro pré-determinadas em função do número de brasileiros que se encontram nas cidades e em suas proximidades.  Esse plano de transporte também será comunicado com pelo menos 3 dias de antecedência. A Embaixada solicitará às autoridades indianas salvo-condutos a esses ônibus, seus passageiros e para o deslocamento aos pontos de encontro.

A Embaixada continua oferecendo apoio consular a todos os brasileiros, que inclui apoio humanitário, negociação com outros países pra disponibilizar vagas em voos especiais e atendimento 24hs.

Poderemos continuar a ajudá-los caso sejam desalojados, não tenham acesso a alimentos ou estejam em outra situação de emergência. Recordamos que nossos telefones para atendimento 24hs são:

+91 9810-697829

+91 9810-202249

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.