Direção do Sintrajufe/RS finaliza visita às Justiças Federal e Eleitoral de Canoas


12.Fevereiro.2020 - 18h26min

Na segunda-feira, 10, o diretor Zé Oliveira finalizou as visitas às Varas Federais e aos Cartórios Eleitorais da cidade de Canoas. A atividade faz parte de uma série de visitas que vêm sendo feitas aos locais de trabalho no interior do estado. Na oportunidade, foram distribuídos os calendários do Sintrajufe/RS. Além disso, a visita teve por objetivo conversar com os colegas e as colegas sobre os desafios da categoria neste início de 2020.

Foi debatido com os servidores e as servidoras sobre a reforma da Previdência, as regras que passaram a vigorar com a publicação da Emenda Constitucional 103, além do impacto que a categoria sofrerá no próximo mês de março, quando passarão a ser aplicadas as novas alíquotas da contribuição previdenciária. Neste ponto, Zé relatou que, na assembleia geral do dia 01/02, com a presença da assessoria jurídica do escritório Silveira, Martins, Hübner Advogados, foi autorizado que o sindicato encaminhe, a partir de uma prévia avaliação sobre a viabilidade e com os cuidados necessários quanto aos riscos de eventual sucumbência, medidas que possam tentar reverter o confisco salarial que a categoria sofrerá no mês de março.

Também foi pauta da visita a reforma administrativa. O governo Bolsonaro afirma que encaminhará novas medidas neste mês de fevereiro, além das Propostas de Emenda Constitucional (PECs), encaminhadas no final de 2019 e que integram o chamado Plano Mais Brasil. Foi ressaltado, em especial, o impacto da PEC 186, a chamada PEC Emergencial, que prevê a possibilidade de redução remuneratória de até 25% caso os gastos de pessoal extrapolem os limitadores da legislação orçamentária.

Zé frisou que, contra estes ataques, a mobilização da categoria é a única alternativa, reforçando que os colegas e as colegas debatam a participação na paralisação, aprovada na última assembleia geral, para o próximo dia 18/03 (18M), data que servidores municipais, estaduais e federais devem sair às ruas na defesa do serviço público.

Em resposta à fala do ministro Paulo Guedes, que chamou os servidores públicos de “parasitas”, em manifestação na última semana, foi reforçado junto aos colegas a importância da mobilização unificada dos servidores públicos como forma de nos contrapormos a estes ataques.

A visita às unidades das Justiças Federal e Eleitoral de Canoas é mais uma das realizadas neste último período para reforçar a importância da mobilização da categoria frente aos desafios de 2020. A diretora Cris Viana e o diretor Zé Oliveira já haviam visitado no início de janeiro os colegas da Justiça do Trabalho da mesma cidade.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.