Sintrajufe/RS participa de ato dos trabalhadores petroleiros em greve contra demissões


03.Fevereiro.2020 - 18h23min

Foto: Sindipetro/RS

No terceiro dia da greve nacional dos trabalhadores petroleiros, o Sintrajufe/RS esteve representado no ato que a categoria realizou na manhã desta segunda-feira, 3, em frente à Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. A greve já tem adesão em pelo menos 11 estados e 20 unidades operacionais do Sistema Petrobras – novas adesões devem ocorrer ainda nesta segunda. O movimento exige a readmissão dos cerca de mil trabalhadores demitidos da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no Paraná.

Uma comissão de negociação da FUP, formada por cinco dirigentes da entidade, está desde às 15h de sexta-feira, 31, ocupando a sala de reuniões do quarto andar do edifício sede da Petrobrás, na Avenida Chile, no Rio de Janeiro (Edise). O objetivo é pressionar a gestão a negociar com a entidade alternativas que evitem as demissões na Fafen-PR e faça a empresa a abrir um canal de negociação. Em diversos estados foram realizados atos públicos nesta segunda-feira.

Além da luta contra as demissões, a greve trata de pautas específicas, vinculadas às dinâmicas de trabalho da categoria, e também a temas de interesse da classe trabalhadora em geral, como a defesa da Petrobras pública, contra as privatizações e pelo fim do processo de destruição dos serviços públicos que vem sendo desenvolvido pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

A luta dos trabalhadores petroleiros vincula-se, assim, às pautas que os trabalhadores e as trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União vêm construindo junto ao Sintrajufe/RS. Faz parte desse processo de lutas a mobilização marcada para o dia 18 de março. Nesse sábado, 1º, assembleia geral do Sintrajufe/RS aprovou a adesão da categoria à greve nacional do Judiciário Federal, convocada pela Fenajufe. Na pauta, assim como no caso dos petroleiros, a defesa dos serviços públicos e o combate à política de privatizações.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.