Direção do Sintrajufe/RS realiza visita na Justiça do Trabalho de Canoas


15.Janeiro.2020 - 17h30min

O Sintrajufe/RS segue com a série de visitas que vêm sendo feitas aos locais de trabalho no interior do estado. Nesta semana, a diretora Cris Viana e o diretor Zé Oliveira estiveram nas varas trabalhistas de Canoas. Nos próximos dias serão visitadas as unidades das Justiças Federal e Eleitoral da mesma cidade.

A pauta principal da visita foam os desafios a serem enfrentados neste início de ano frente aos ataques do governo aos serviços públicos e aos servidores. Também foram entregues os calendários confeccionados pelo sindicato com fotos do concurso fotográfico realizado em 2019.

A PEC 186, chamada de PEC Emergencial, encaminhada pelo governo Bolsonaro no final de 2019, que, entre outras medidas, prevê a redução remuneratória em até 25%, caso os gastos com pessoal ultrapassem os limitares existentes na legislação, foi debatida com os colegas e as colegas. Também a reforma administrativa que o governo deve encaminhar ao Congresso no próximo período esteve em pauta.

A direção do sindicato alertou sobre o impacto da reforma da Previdência, promulgada em novembro passado, e o confisco salarial que será implementado em março com a majoração da contribuição previdenciária, que ainda será objeto de enfrentamento via medida judicial. Na reação a estes ataques, a organização das entidades de servidores federais, estaduais e municipais na Frente dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul, é uma ação importantíssima. É essa unidade que poderá garantir melhores condições aos trabalhadores e trabalhadoras no enfrentamento às medidas contra o serviço e os servidores públicos encaminhadas, em especial, pelos governos federal e estadual.

Os diretores destacaram o calendário de lutas, que passa pelo dia 8 de março (Dia Internacional das Mulheres) e pela paralisação do dia 18 de março, data unificada nacionalmente para mobilizações em defesa do serviço público. A participação da categoria nesse dia de lutas será debatida em assembleia geral da categoria, em breve.

Também foi sublinhada a importância da sindicalização e do fortalecimento do sindicato, o principal instrumento da categoria na defesa de seus direitos, salários e até mesmo do emprego.

Os colegas demonstraram preocupação com os ataques do governo e ressaltaram a importância da presença do sindicato nos locais do trabalho do interior, com as visitas, para chamar a atenção sobre a gravidade do momento que atravessamos. Também lamentaram a falta de reposição de servidores e servidoras que se aposentam e tiraram dúvidas sobre pontos específicos da emenda constitucional 103/2019, da reforma da Previdência.

Seguindo o roteiro de visitas que a direção vem fazendo no último período, nos próximos dias serão visitadas as varas federais e os cartórios eleitorais de Canoas.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.