Sintrajufe/RS dá continuidade a visitas ao interior em Capão da Canoa, Torres, Tramandaí e Osório


14.Janeiro.2020 - 17h20min

Nos dias 7 e 8 de janeiro, a direção do Sintrajufe/RS, dando continuidade ao calendário de visitas aos locais de trabalho no interior, esteve nas unidades das Justiças do Trabalho, Federal e Eleitoral de Torres, Capão da Canoa, Tramandaí e Osório. As diretoras Arlene Barcellos e Clarice Camargo visitaram os colegas, apresentaram iniciativas do sindicato e ouviram as avaliações e sugestões dos servidores e das servidoras. Também foi entregue o calendário de 2020, brinde de final de ano oferecido pelo sindicato.

Enfrentamento aos ataques e fortalecimento dos espaços de comunicação

Nas visitas, as diretoras conversaram com os colegas sobre o último exemplar do jornal T-Liga do ano de 2019, que trouxe o encarte sobre a reforma da Previdência e destacaram os esclarecimentos trazidos pela live realizada pelo sindicato em dezembro, com os advogados do escritório jurídico que assessora a entidade. Além da live, o Sintrajufe/RS está aprimorando as formas de uso das novas tecnologias para melhor se comunicar com a categoria, motivo pelo qual os colegas foram convidados e convidadas a cadastrarem seus telefones no T-Conecta, ferramenta pela qual o sindicato irá enviar notícias importantes para a categoria por Whatsapp.

 
JF Capão da Canoa

As dirigentes também abordaram questões relativas às novas regras impostas pela emenda constitucional 103/2019 e às PECs da equipe econômica do governo Bolsonaro, que já estão tramitando no Senado. O enfrentamento a essas medidas é fundamental para barrar o processo de retirada de direitos.

 
JT Capão da Canoa

 

Para esse desafio, é necessário fortalecer os instrumentos de luta dos trabalhadores, a exemplo dos sindicatos. Nesse sentido, as diretoras destacaram a importância das eleições às direções de base e da filiação ao sindicato. Informaram, ainda, sobre a realização do recadastramento dos sindicalizados para atualização de dados, com autorização para débito da mensalidade em conta corrente. Essa campanha, que será iniciada em breve, terá como objetivo, além de fortalecer o sindicato, preparar a entidade para o caso de uma eventual medida do governo no sentido de inviabilizar o débito em folha de pagamento.

Busca por unidade

Em geral, as manifestações dos e das colegas foram sobre as regras de transição para aposentadoria, a não reposição de servidores e servidoras, as readequações impostas pelas administrações sob o argumento de falta de recursos e a possibilidade da redução de salário, entre outras preocupações que têm crescido em meio aos ataques do governo e aos cortes de investimento no serviço público. Colegas mencionaram, também, que é fundamental esclarecer a população sobre a importância do serviço público prestado e a valorização dos servidores públicos. Foi destacado, ainda, que é preciso retomar a discussão sobre a data-base e a reposição da inflação, já que o momento é de crescentes ataques a direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras, o que já está gerando prejuízos financeiros.

JT Torres

JT Torres

As diretoras destacaram, durante as visitas, a importância da participação da categoria nas lutas conjuntas com os demais servidores públicos e trabalhadores e trabalhadoras do setor privado. O exemplo mais recente, do qual o Sintrajufe/RS faz parte, é a Frente dos Servidores Públicos, que tem se mostrado um importante instrumento de luta, tendo construído grandes atos realizados em Porto Alegre no final do ano passado contra os ataques dos governos federal, estadual e municipal. Foram os servidores e servidoras, nas ruas, que barraram no final do ano passado a tramitação do pacote de reformas na carreira dos servidores públicos do governo Eduardo Leite (PSDB).

Recadastramento biométrico

Em razão do projeto do TRE/RS “Na onda com a Justiça Eleitoral”, foi feita visita na antiga Biblioteca Pública de Capão da Canoa. Naquele espaço, no período de 13 de janeiro a 11 de março, será realizado o atendimento aos veranistas que queiram realizar o recadastramento biométrico. O local está em obras para o atendimento ao público e contará com colegas de outras unidades da Justiça Eleitoral.

Visitas continuam

As diretoras avaliam que as visitas foram muito positivas, porque nesse contato com a categoria nos locais de trabalho é possível levar as informações, ouvir as demandas, colocar-se à disposição como entidade representativa, debater os problemas específicos e, assim, buscar as formas de solução.

JE Osório

JT Osório

JT Osório

A intenção da direção é manter essas visitas ao longo de toda a gestão, porque serão tempos difíceis e é preciso organizar toda a categoria. Nesse sentido, foi feito o chamamento para a participação na assembleia geral estadual que logo será convocada, bem como para as atividades de março, em especial a greve marcada para o dia 18 daquele mês.

JT Tramandaí

UAA JF Torres

 

Biblioteca pública de Capão da Canoas

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.