Calendários do Sintrajufe/RS já estão sendo distribuídos à categoria; total falta de planejamento financeiro da antiga direção impediu compra de outros brindes


13.Janeiro.2020 - 16h05min

Os servidores e as servidoras sindicalizados de Porto Alegre e do interior estão recebendo os calendários do Sintrajufe/RS que trazem as fotos vencedoras do Concurso Fotográfico do Sintrajufe/RS, que em 2019 teve sua 15ª edição. Os vencedores do concurso foram anunciados em outubro.

Para os colegas do interior, aposentados e pensionistas, os calendários estão sendo enviados pelo Correio. Já em Porto Alegre e algumas cidades que estão no primeiro roteiro de visitas da diretoria, a distribuição será feita diretamente nos locais de trabalho.

Herança financeira do sindicato impediu a distribuição de outro brinde neste ano

Conforme já noticiado em outras ocasiões, como na edição de novembro do T-Liga, o Sintrajufe/RS enfrenta sérias dificuldades financeiras. Por esse motivo, a direção optou por, neste ano, manter apenas um brinde, o calendário, priorizando o direcionamento dos recursos para as lutas e os desafios que o ano de 2020 promete.

Mesmo com uma arrecadação mensal significativa, se comparada à de outras entidades sindicais gaúchas, o Sintrajufe/RS praticamente gastou tudo o que arrecadou mesmo não tendo nenhuma greve prolongada em 2019 e nem estando filiado à nenhuma central sindical. O Sintrajufe/RS está entre as maiores entidades do estado, perdendo em arrecadação somente para entidades como o CPERS, Sinpro, Bancários de Porto Alegre e Adufrgs, mas mesmo isso não foi suficiente para dar ao sindicato uma situação financeira estável.

No final de 2019, a diretoria fez um grande esforço para honrar compromissos com o orçamento participativo para as cidades do interior e o pagamento de alguns fornecedores foi negociado. Estes valores não haviam sido reservados durante o ano. O mesmo ocorreu com o fundo de greve e o de manutenção predial, que deveriam ter sido provisionados conforme decisões do Conselho Geral.

Mesmo o pagamento em dia da folha normal de dezembro dos funcionários esteve em risco, pois os salários da categoria foram creditados apenas no dia 23 de dezembro e, com isto, a consignação da mensalidade para o sindicato só entrou na conta do Sintrajufe/RS no dia 24 de dezembro. Como não havia reserva no caixa, um atraso no repasse poderia ter consequências graves para os trabalhadores da entidade.

Apesar da falta de provisionamento durante a gestão anterior para quitar os repasses do Orçamento Participativo para o interior e para o pagamento de férias e 13º dos funcionários, a reorganização das contas e a renegociação de datas de pagamentos de valores comprometidos em contratos possibilitaram que o sindicato parasse de pagar contas em atraso, evitando a cobrança de juros, situação que já era rotina na vida da entidade.

Em 2020, redução de gastos, campanha por novos filiados e autorização para eventual necessidade de débito diretamente na conta bancária

Ainda em dezembro, durante o recesso, a diretoria do Sintrajufe/RS reuniu-se para avaliar o cenário de 2020. É unânime que será um ano duro, de enfrentamento com um governo disposto a aplicar e radicalizar os efeitos da EC 95, congelar e reduzir salários se encontrar condições. A ofensiva sobre os direitos do Trabalho e a existência da Justiça do Trabalho também devem se acelerar.

Diante desse cenário, a diretoria decidiu buscar uma meta de redução de gastos de 10% e uma campanha de sindicalização para reforço da luta e da entidade. A campanha será lançada ainda no mês de janeiro e estará associada à autorização de possibilidade de débito diretamente na conta bancária da mensalidade dos atuais e novos filiados para o caso de essa autorização tornar-se necessária frente a alguma medida do governo, como ocorreu com a MP 873, em março de 2019, medida que acabou por atingir alguns sindicatos do setor público.

Defender o sindicato passa por gerir as finanças com seriedade, cuidar do patrimônio físico e humano da entidade e preparar as lutas que estão por vir.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.