Em ato com mais de 20 mil pessoas, Sintrajufe/RS junta-se a outras categorias em defesa do serviço público


10.Dezembro.2019 - 16h12min

Trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul participaram nesta terça-feira, 10, de um grande ato unificado dos servidores públicos federais, estaduais e municipais. O Sintrajufe/RS juntou-se a dezenas de outros sindicatos e categorias para tomar as ruas do Centro e dizer "não" ao pacote de Eduardo Leite (PSDB) e aos ataques de Jair Bolsonaro (sem partido) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB) aos servidores e servidoras e ao serviço público.

O ato teve início às 9h30min, na Praça da Matriz, com uma assembleia unificada das diversas categorias do funcionalismo que estão em greve contra as propostas do governo Leite de mudanças na carreira e na Previdência dos servidores estaduais. Na pauta, ainda, a luta contra o parcelamento salarial que já se aproxima da marca de 50 meses. O Sintrajufe/RS e outras entidades do funcionalismo federal, que se organizam junto com os estaduais e municipais na Frente dos Servidores Públicos, engrossaram o ato em solidariedade aos colegas do estado e levando às ruas a necessidade de barrar os ataques de Bolsonaro e Paulo Guedes ao serviço público – em especial o "Plano Mais Brasil", que traz um conjunto de propostas de emenda à Constituição que propõe, entre outras coisas, a redução dos salários (e, proporcionalmente, de jornada) dos servidores.

Compreendendo a irmandade entre as políticas de Bolsonaro, Leite e Marchezan, mais de 20 mil trabalhadores foram unidos às ruas defender seus direitos e os direitos de toda a população a serviços públicos de qualidade. Após a assembleia na Praça da Matriz, saíram em caminhada descendo a rua Caldas Júnior e entrando na rua Siqueira Campos, para, enfim, postar-se em frente à Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul. Ali, tiveram continuidade as falas dos dirigentes que, do caminhão de som, puxaram cânticos e gritos que ecoaram entre os milhares que estavam no asfalto para exigir a retirada do pacote de Leite e dizer que não vão aceitar as políticas de desmonte do serviço público.

O diretor do Sintrajufe/RS Fabrício Loguércio representou o sindicato nas falas e destacou que o projeto de Bolsonaro, Leite e Marchezan é "tirar dos mais pobres, do povo trabalhador, para entregar para o sistema financeiro. Por isso estamos lutando em defesa do serviço público, em defesa da educação, da saúde, da Justiça, da assistência social, da segurança. Essa é a nossa luta". Fabrício destacou que "para nós, não resta outra alternativa a não ser ir pra luta, não sair das ruas".

Também diretor do sindicato, Zé Oliveira apontou, durante o ato, que a unidade é "fundamental para barrar o pacote do governador. E também a luta contra as medidas do governo Bolsonaro. Essa unidade é que vai derrotar esses projetos". O diretor Paulinho Oliveira, por sua vez, reforçou a importância do ato: "seremos cada vez mais, todo mundo tem que participar. Temos que acreditar que é possível vencer. Temos, sim, chance de derrotar esses projetos, mas tem que ser na rua". Marcelo Carlini, também diretor do Sintrajufe/RS, explicou que "a luta que estamos fazendo é a luta para defender o serviço público. E é uma luta que está ligada à derrota do pacote de Jair Bolsonaro. Essa é uma demonstração da vontade que o povo está de lutar, e, com essa vontade, nós vamos derrotar os governos que querem acabar com os direitos do povo brasileiro".

Fenajufe aprova calendário de lutas

Como parte da luta nacional contra os projetos de Bolsonaro, a Fenajufe aprovou, no último sábado, 7, um calendário de lutas. O calendário foi resultado da "ampliadinha" da federação. Com o acompanhamento de sessões de votação de matérias de interesse da categoria no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Congresso, atividades de agitação e debates, a agenda aprovada pela Fenajufe tem como foco a construção de um dia de greve geral no país no dia 18 de março, data definida em plenária nacional convocada pelas centrais sindicais e da qual o Sintrajufe/RS também participou.

Veja AQUI o calendário completo.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.