Sintrajufe/RS completa 21 anos em momento em que sindicatos são cada vez mais necessários


28.Novembro.2019 - 18h40min

Em 28 de novembro de 1998, da unificação dos sindicatos dos trabalhadores da Justiça do Trabalho (Sindjustra) e da Justiça Federal (Sindijusfe) com os servidores da Justiça Militar, nasceu o Sintrajufe/RS. Em 2004 o sindicato foi fortalecido ao incorporar na sua base os servidores da Justiça Eleitoral e, em 2018, também os colegas do Ministério Público da União juntaram-se à base da nossa entidade. Foram muitas lutas nesses 21 anos, com sindicato e categoria juntos em defesa das mais diversas pautas dos segmentos, do conjunto da categoria ou da classe trabalhadora como um todo. Mas os tempos, agora, são duros. E, por serem duros, exigem de nós ainda mais força e união para superar as dificuldades e construir tempos melhores.

Lado a lado com os ataques do governo aos direitos trabalhistas e ao serviço público, estão as reiteradas tentativas de enfraquecer a resistência e a defesa desses direitos. Do temor pela reação dos trabalhadores nascem as ameaças de fechamento de regime, as lembranças ao AI-5, a criminização de manifestações e a perseguição a líderes políticos e a movimentos sociais. É também graças a esse medo que os poderosos têm da indignação dos trabalhadores que buscam enfraquecer a principal ferramenta de organização dos que vivem do próprio trabalho: os sindicatos.

As reiteradas tentativas de estrangulamento financeiro e de retirada de prerrogativas das entidades sindicais por parte do governo estão acompanhadas de medidas que ferem a autonomia sindical e, assim, a liberdade de organização dos trabalhadores. É mais fácil aprovar ataques a direitos, desmonte e entrega do Estado, benesses para o mercado financeiro e para os mais ricos, se os que perdem com essas políticas não estiverem organizados e unidos, e os sindicatos são o espaço natural dessa reunião e dessa mobilização coletiva.

Por tudo isso, neste momento em que o Sintrajufe/RS está completando 21 anos, faz-se urgente que cada colega assuma para si a responsabilidade de fortalecer o nosso sindicato, a nossa principal ferramenta de luta, e some-se à defesa dos direitos da maioria da população, dos próprios direitos e dos direitos de seus familiares. Só se estivermos juntos poderemos, quando o Sintrajufe/RS completar 22 anos, seguir com estabilidade, com nossos salários pagos em dia e em sua totalidade e até mesmo com nossos empregos. O Sintrajufe/RS convida os colegas a se juntarem ao sindicato para enfrentarmos juntos os desafios de hoje e de amanhã.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.