No dia 27, categoria elege direções de base em Porto Alegre e no interior


25.Novembro.2019 - 20h11min

Na próxima quarta-feira, 27, colegas sindicalizados e sindicalizadas do Sintrajufe/RS elegem as direções de base para o mandato 2019/2022. A representação da base, junto com a direção colegiada, compõe o Conselho Geral do sindicato, a maior instância diretiva da entidade. São quase 100 colegas que disputam os cargos da direção de base, somando-se os prédios de Porto Alegre e de várias unidades do interior do Estado.

Veja abaixo algumas orientações importantes para a eleição:

1. Eleição será física, não eletrônica: considerando não haver um sistema desenvolvido para realização eletrônica, a eleição será presencial e com cédulas. No entanto, no interior, a apuração será realizada nas próprias unidades, evitando o envio de documentos para o sindicato em Porto Alegre, à exceção da ata de apuração digitalizada (ver item 8).

2. Horário da eleição em Porto Alegre: em Porto Alegre, as urnas serão abertas a partir das 10h nos prédios da Justiça do Trabalho, 11h na Justiça Federal/TRF4 e 12h na Justiça Eleitoral. O encerramento será às 19 horas.

3. Horário da eleição no interior: no interior, a orientação é de que a eleição esteja aberta nos mesmos horários, conforme o ramo da Justiça que pertença, com a exigência de a votação ficar, no mínimo, 6 horas aberta.

4. Candidaturas a direção de base: a eleição é por local de trabalho, ou seja, cada colega pode votar nos candidatos e/ou candidatas do respectivo prédio da Capital ou unidade do interior. Considerando os termos do Estatuto, na Capital o número máximo que um mesmo voto pode indicar (igual ao número máximo de diretores e/ou diretoras de base que serão eleitos/as nos respectivos prédios) é o seguinte:

TRT – 5

Varas Trabalhistas – 5

Transportes/JT – 1

Memorial/JT – 1

Anexo da JE – 3

TRE/Duque – 2

1ª Instância da JF – 5

TRF4 – 5

Cabe observar item 6 quanto às unidades da Justiça Eleitoral do interior.

5. Aposentados e aposentadas: podem votar de acordo com a previsão estatutária (art. 42 do Estatuto).

6. Justiça Eleitoral (interior): com base no § 2º do art. 42 do Estatuto do Sintrajufe, as eleições da Justiça Eleitoral no interior serão regionais. Desta forma, haverá eleição nos seguintes locais:

REGIÃO 01

Cachoeirinha, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Gravataí, Igrejinha, Novo Hamburgo, São Francisco de Paula, São Leopoldo e Taquara

REGIÃO 02

Alvorada e Viamão

REGIÃO 03

Caxias do Sul, Nova Prata e Veranópolis

REGIÃO 04

Pelotas

REGIÃO 05

Pedro Osório, Rio Grande e São Lourenço do Sul

REGIÃO 06

Cachoeira do Sul, Santa Maria, Tupanciretã

REGIÃO 07

Cruz Alta, Ibirubá, Ijuí e Palmeira das Missões

7. Coordenação da eleição no interior: foram contatados colegas que cumprirão a tarefa de coordenar o processo eleitoral, que também será o responsável pela apuração (vide próximo item).

8. Apuração da eleição: a apuração no interior será realizada sob responsabilidade do coordenador/a do processo de votação. A ata digitalizada com a apuração deve ser encaminhada ao sindicato através do email sintrajufe@sintrajufe.org.br. Importante que o coordenador guarde o material da eleição até que seja homologado o resultado final pelo Sintrajufe. No caso da Justiça Eleitoral do interior, o envelope urna deve ser enviado ao Sintrajufe através do envelope que contém selo e que está endereçado para o sindicato. Em Porto Alegre, a apuração será realizada no dia 27/11, a partir das 19h30min, na sede do sindicato.

Lembramos que na sexta-feira, 22, foi lançado um Edital para eleição suplementar, com inscrições abertas até 29/11 para as unidades que não tiveram nenhum candidato ou candidata apresentado para a eleição que será realizada neste dia 27.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.