Sintrajufe/RS irá participar de Plenária Nacional de servidores públicos para preparar luta contra ataques e dar continuidade à mobilização de 14/11


20.Novembro.2019 - 19h18min

Acontece no dia 26 de novembro a Plenária Nacional em Defesa dos Serviços Públicos Municipais, Estaduais e Federais, das Estatais, do Brasil e dos Trabalhadores. O encontro é organizado pelas oito principais centrais sindicais brasileiras – CUT, CGTB, CSB, CSP Conlutas, CTB, Força Sindical, Intersindical e NCST – e o Sintrajufe/RS estará presente. A atividade acontece no Teatro do Sindicato dos Bancários, em Brasília, das 9h às 17h.

A convocação da Plenária foi deliberada em duas reuniões com representantes nacionais dos servidores das três esferas de governo. O objetivo é pensar estratégias conjuntas para enfrentar a sequência de ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL) ao serviço público, ataques que acabam gerando reflexos nos estados e municípios e justificando políticas semelhantes aplicadas por governadores e prefeitos.

É o caso do Rio Grande do Sul, onde o Sintrajufe/RS já participa do Fórum dos Servidores Públicos, que reúne trabalhadores do serviço público das três esferas para organizar a luta contra os ataques de Bolsonaro, Eduardo Leite (PSDB) e Nelson Marchezan Júnior (PSDB). Foi a partir deste Fórum que no dia 14 de novembro um grande ato público reuniu mais de 20 mil pessoas e parou o Centro de Porto Alegre.

O Sintrajufe/RS enviará para a Plenária as diretoras Clarice Camargo e Mara Weber e os diretores Marcelo Carlini e Ramiro López.

Conforme Clarice, "mais do que oportuna, a iniciativa das centrais unidas chamarem os servidores públicos é de grande importância para que estes trabalhadores entendam o momento extremamente grave que estamos vivendo. O imobilismo geral só vai agilizar o processo de desmonte dos serviços públicos, em todas as esferas, e quem perde com isso não são somente os trabalhadores do serviço público, mas, sim, toda população que necessita desses serviços. O governo quer desmontar tudo o que existe hoje à disposição dos mais carentes".

Para Mara, a Plenária"vai ser muito importante para que a gente organize a luta nacionalmente. Mesmo na nossa categoria, os sindicatos não têm as frentes unificadas do serviço público nos estados, como a gente constituiu no Rio Grande do Sul. Essa é uma tarefa, colocar peso na unidade e nas frentes do serviço público. O ataque que estamos sofrendo é muito grave: diz respeito ao nosso emprego, ao nosso salário e ao atendimento à população, à disponibilização de serviço público. O projeto que está alinhado no governo federal e em muitos governos estaduais e municipais é de fim do serviço público. Então a mobilização precisa ser enorme. A gente precisa dialogar entre nós servidores públicos e também buscar, através das centrais sindicais, esse diálogo com a sociedade, com a classe trabalhadora, para que a gente busque a defesa do serviço público e, aí sim, vamos ter força para fazer frente a esse projeto de destruição. Assim temos condições de vencer".

Ramiro, que também é dirigente da Fenajufe, "o encontro tem uma importância grande porque faz duas coisas que são importantes para o momento. Primeiro, amplia o nosso leque de alianças entre os trabalhadores para enfrentar as dificuldades que vêm pela frente. E, segundo, ao ampliar também fortalece a unidade necessária para fazer o enfrentamento. Do ponto de vista prático, também deverá apontar um calendário, o que também é muito importante".

Veja a programação completa da Plenária:

9h – Abertura

9h30 – O impacto das reformas e privatizações na qualidade dos serviços públicos e na soberania nacional

11h – Ações unitárias em defesa da qualidade dos serviços públicos, do papel estratégico das empresas estatais, fundações e institutos públicos para o crescimento econômico, proteção social das classes populares e desenvolvimento soberano do Brasil

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Diálogo com as entidades comprometidas com a democracia, parlamentares e lideranças sociais

16h – Ato político de encerramento

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.