Reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público define urgência na luta contra a PEC da reforma administrativa


08.Novembro.2019 - 11h07min

A Fenajufe participou, na última terça-feia, 5, de reunião da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. Os coordenadores Fabiano dos Santos, José Aristeia, Roberto Policarpo e Roniel Andrade representaram a federação no encontro, que tratou da necessidade de enfrentamento à reforma administrativa proposta pelo governo de Jair Bolsonaro (PSL) e Paulo Guedes.

A reunião aconteceu no mesmo dia em que Bolsonaro e ministros entregaram três propostas de emenda à Constituição (PECs) aos senadores. Elas representam a primeira parte de novo pacote de medidas elaboradas pela equipe econômica do governo e atacam de maneira nunca vista antes o sistema de serviços públicos brasileiros.

As entidades foram unânimes quanto à urgente necessidade de desmontar a narrativa do governo de que o servidor público é o grande vilão para a economia do país. Apontaram que o discurso do governo esconde, na prática, o objetivo de privatizar todo tipo de serviço público disponível ao cidadão.

Para contrapor a narrativa oficial, é necessário criar novas estratégias de atuação junto à sociedade civil organizada com movimentos sociais e populares, no sentido de esclarecer, de forma incisiva, que a reforma administrativa não afetará somente o servidor público, mas a população como um todo. Ao privar o cidadão de acesso a esses serviços, as propostas atacam a cidadania.

No entendimento dos participantes, o momento é de unidade e luta para combater o discurso do governo de que as reformas são necessárias para provocar uma transformação no Estado. O que o governo pretende na verdade é o desmantelo do Estado brasileiro.

A reunião indicou a importância de novo modelo de estruturação da Frente Parlamentar Mista para atuar com maior rigor em defesa do serviço público e contra a PEC da reforma administrativa junto à sociedade e que envolverá todas as entidades representativas dos vários setores do serviço público.

Novas estratégias de defesa serão apresentadas na próxima reunião que acontece terça feira dia 12 de novembro.

Sintrajufe/RS convoca categoria para assembleia geral dia 11 e ato público dia 14

A resposta dos trabalhadores será nas ruas. No dia 14 de novembro, o Sintrajufe/RS convoca toda a categoria para participar do ato unificado dos servidores públicos federais, estaduais e municipais, convocado pela Frente dos Servidores Públicos. Será às 14h, no Largo Glênio Peres.

Para preparar a participação dos trabalhadores e das trabalhadoras do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul nas mobilizações do dia 14, o Sintrajufe/RS convocou, em caráter de urgência, uma assembleia geral para a próxima segunda-feira, 11. A assembleia tem como pontos de pauta o pacote da reforma administrativa e a participação no grande ato público do dia 14 de novembro.

Editado por Sintrajufe/RS; fonte: Fenajufe, por Joana Darc Melo.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.