NOTA DA EXECUTIVA: Defender a democracia para defender os direitos ameaçados!


31.Outubro.2019 - 20h08min

Uma semana após o governo aprovar uma reforma da Previdência que condena a maioria dos brasileiros a trabalhar até morrer e às vésperas de enviar ao Congresso Nacional uma reforma administrativa que acaba com a estabilidade das servidoras e dos servidores, reduz jornada e salários e desvincula receitas constitucionais que garantem recursos para a saúde e a educação, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro (PSL) ameaça com um “novo AI-5” se a “esquerda radicalizar”.

Em 1968, em plena ditadura civil-militar, o Ato Institucional nº 5 deu ao general Costa e Silva o poder de fechar o Congresso e as Assembleias Legislativas, instituiu a censura prévia, cassou mandatos, demitiu opositores ao regime e acelerou a escalada de torturas, desaparecimentos e prisões políticas.

De olho na reação dos povos no continente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL), sabidamente peça do núcleo do poder no Palácio do Planalto, manda um recado para intimidar a resistência das trabalhadoras e dos trabalhadores.

O fato é que mais de 2.500 militares já ocupam cargos de chefia e assessoramento em postos civis na esfera federal e cada vez mais as Forças Armadas surgem para setores reacionários como alternativa de estabilização da ordem para aplicação da receita ultraliberal de Paulo Guedes.

O Sintrajufe/RS é um defensor incondicional da democracia e, por isso, condena o Estado de exceção vigente. A Diretoria Executiva do sindicato vê com extrema preocupação a declaração de desprezo pela democracia de um dos filhos do presidente e, por isso, lança um sinal de alerta à categoria e à sociedade de até onde o governo parece estar disposto a chegar para aplicar seu programa antinacional.

Como resposta, toda a categoria está chamada a participar, no dia 14 de novembro, do Ato Estadual Unificado dos Servidores Públicos, em Porto Alegre, e exercer democraticamente o direito de defender o futuro dos serviços públicos federais, estaduais e municipais. Democracia e direitos se defendem na rua!

Porto Alegre, 31 de outubro de 2019

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.