Dia 4, Foro Trabalhista de Taquara inaugura duas exposições sobre negritude


31.Outubro.2019 - 19h13min

Por ocasião do Mês da Consciência Negra, na segunda-feira, 4, às 16h, o Foro Trabalhista de Taquara (Rua Federação, 1870) inaugura as exposições “Orgulho negro” e “Maicon Odílio Vidal”. São fotografias e pinturas produzidas por negras e negros e que têm como tema a negritude.

Estará presente o professor e pesquisador Edileny Tomé Mata, da Universidade Pablo de Olavide, da Espanha. Natural de São Tomé e Príncipe, ele trabalha com temas como direitos humanos e teoria crítica racial. A atividade também contará com uma apresentação do colega aposentado e músico Jorge Cidade, acompanhado pelo violonista Gustavo Nunes.

A mostra “Orgulho negro” apresenta obras de oito fotógrafas e fotógrafos negros gaúchos: Paulo Corrêa, Marcos Pereira Feijão, Luís Pedro Fraga, Nílveo Pereira Christiano, Leandro Machado, Cíntia Rodrigues, Irene Santos e Andrea Bogado. O objetivo é valorizar a presença do negro na Justiça do Trabalho, além de promover a reflexão sobre a identidade e o protagonismo do negro na cultura.

Maicon Odílio Vidal dá nome à exposição que traz sua produção em pinturas sobre material improvisado e fotografia. Ele nasceu no Quilombo Vidal Martins, em Florianópolis, o primeiro quilombo urbano da capital catarinense. Em 2018, o Ministério Público Federal ingressou com ação na qual apontava “racismo institucional” por parte do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina em relação ao quilombo em um caso de licitação; na sentença, entre outros pontos, o juiz condena o instituto “a pagar indenização por danos morais pelos atos de racismo institucional demonstrados”.

A mostra é organizada pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4, pela Comissão de Servidores Negros do tribunal e pelo Quilombo Vidal Martins.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.