Dia do Servidor(a) Público(a): serviço público de qualidade é direito do povo


28.Outubro.2019 - 16h44min

É celebrado no Brasil, no dia 28 de outubro, o Dia do Servidor(a) Público(a). É graças aos serviços públicos que a maior parte da população tem acesso à saúde, educação, saneamento, segurança e justiça. Mas infelizmente esses serviços ainda estão muito longe de ser do que o povo precisa. Isso porque os serviços públicos e os servidores(as) foram colocados(as) como alvo daqueles que querem privatizar direitos básicos de milhões de brasileiros e brasileiras. Seja para transformá-los em fonte de lucro, seja para fazer sobrar dinheiro para os que vivem às custas da especulação financeira.

A EC 95/2016 é uma das medidas que procuram sufocar aquilo que o Estado oferece de bom. Estrangulam as universidades e a pesquisa nacional, as escolas técnicas, os hospitais, colocam servidores e servidoras na miséria (com é o caso das educadoras e dos educadores gaúchos) enquanto priorizam as isenções fiscais e o pagamento dos juros da dívida da União, estados e municípios.

Depois de aprovar uma reforma da Previdência que condenou boa parte da população a trabalhar até morrer, o governo Jair Bolsonaro (PSL) está empenhado em acabar com a estabilidade dos servidores(as). Diferente do que falam e a imprensa reproduz alegremente, querem acabar com o concurso público para empregar parentes e aliados políticos, pouco se importam com a qualidade do serviço ou a qualificação de quem atende a população. A reforma administrativa anunciada é a velha receita do Banco Mundial e do FMI que jogou diversos países na miséria e que foi recentemente repudiada na Argentina e no Chile.

O povo merece respeito e, os servidores e servidoras, reconhecimento e valorização. Neste Dia do(a) Servidor(a) Público(a) o Sintrajufe/RS parabeniza todos aqueles que lutam para fazer chegar a tão esperada justiça para o povo brasileiro!

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.