Sintrajufe/RS participa de lançamento da Frente em Defesa da Soberania Nacional


08.Outubro.2019 - 16h42min
-->

Em uma atividade com grande representatividade e pluralidade política, o Sintrajufe/RS participou, na noite da última segunda-feira, 7, do lançamento, em Porto Alegre, da Frente em Defesa da Soberania Nacional. Representaram o sindicato na atividade a diretora Arlene Barcellos e os diretores Ramiro López e Zé Oliveira. Também estiveram presentes outros colegas do Judiciário Federal.

O lançamento da Frente lotou o auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS) e contou a participação de parlamentares, lideranças e militantes de cinco partidos que fazem oposição ao governo Bolsonaro (PT, PCdoB, PSOL, PDT e PSB), além do ex-governador do Paraná e ex-senador Roberto Requião (MDB). Dois ex-governadores do Rio Grande do Sul também estiveram presentes: Olívio Dutra e Tarso Genro, ambos do PT. Participaram ainda da atividade representantes das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, de entidades sindicais, estudantis e de diversos movimentos populares. Personalidades da cultura, como o cineasta Jorge Furtado e o músico Nei Lisboa, também estiveram presentes. Nei cantou para os presentes, assim como Demétrio Xavier e o grupo Unamérica.

Na mesa principal do evento estiveram, além de Requião, o ex-prefeito de Belo Horizonte e ex-ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias (PT-MG), o deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), a deputada federal Fernanda Melchionna (Psol-RS), a ex-candidata a vice-presidente Manuela D'Ávila (PCdoB), o presidente estadual do PDT-RS e deputado federal Pompeo de Mattos, o deputado estadual Edegar Pretto (PT) e o deputado estadual Vicente Selistre (PSB).

Unidade e mobilização

Nas diversas falas, esteve sempre presente a defesa da unidade e a necessidade de estar nas ruas para enfrentar os ataques do governo de Jair Bolsonaro (PSL) contra os direitos da população, contra a democracia e contra a soberania nacional. Sobraram críticas ao ministro Paulo Guedes e à política econômica do atual governo, mas também às ações que limitam a democracia e levam à perseguição de movimentos e ativistas e ao avanço do ódio e da intolerância como práticas sociais. Alertaram, ainda, que o atual governo está entregando o patrimônio nacional e as riquezas do país para enriquecer ainda mais o capital financeiro. Por outro lado, as falas celebraram a importância do lançamento da Frente e da pluralidade presente na mesa e no auditório. Trata-se, destacaram, de um importante movimento no sentido de unificar e, assim, fortalecer as lutas necessárias para enfrentar a difícil conjuntura que vivemos.

Para a diretora do Sintrajufe/RS Arlene Barcellos, o lançamento da Frente "demonstra a importância de estarmos irmanados contra o desmonte do Estado. São esses espaços de fala que apontam que será na unidade que enfrentaremos o projeto do governo Bolsonaro que, sob o manto do discurso nacionalista, adota medidas entreguistas. Há sempre uma maldade sendo planejada e executada, escondida atrás de uma declaração bizarra. O que esse governo e seus apoiadores e apoiadoras precisam saber é que estamos atentos, denunciando e buscando formas de combater os danos que esse projeto causará na vida de todos os brasileiros e brasileiras".

A Frente em Defesa da Soberania Nacional está tendo lançamentos em diversas partes do país. No dia 5 de setembro, o primeiro ato de lançamento foi realizado no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.