Sintrajufe/RS faz visitação a piquete do TRE-RS no Acampamento Farroupilha onde há ponto de atendimento ao público


17.Setembro.2019 - 18h20min

O Sintrajufe/RS esteve em visita ao Piquete Fazendinha, no Acampamento Farroupilha, onde está instalado ponto de atendimento ao público do TRE-RS. O objetivo da visita foi verificar as condições de trabalho e as instalações e funcionamento do local. A diretora Clarice Camargo representou o sindicato.

O ponto de atendimento ficará instalado até o próximo domingo, 22, possibilitando que os moradores de Porto Alegre façam o cadastramento biométrico. O prazo para esse cadastramento se encerra em 2022 na capital, por isso o tribunal tem buscado ocupar espaços em grandes festas populares para facilitar o processo. Estão instalados três equipamentos utilizados para o cadastramento biométrico.

Trata-se de uma iniciativa importante de aproximação da Justiça Eleitoral com a população, mas a direção do Sintrajufe/RS identificou alguns problemas na organização. "Embora o local tenha sido obtido no início do mês de setembro, há poucos dias da abertura oficial do evento, entendemos que se tratou de uma boa iniciativa, embora pudesse ser melhor organizada, de modo que propiciasse aos servidores e estagiários melhores condições para o atendimento e, principalmente, facilitasse o serviço ao público", comenta a diretora Clarice Camargo.

O ponto de atendimento está em um local fora do ambiente de maior circulação das pessoas, afastado do ponto central do parque e escondido entre outros dois grandes piquetes. "Caso tivesse havido planejamento e organização mais antecipada, envolvendo os trabalhadores, certamente poderíamos ter instalações mais apropriadas para os servidores e o público", diz a dirigente, que informa que nas três datas em que a direção do sindicato visitou o local, não havia eleitores sendo atendidos.

Sintrajufe/RS também tem piquete no acampamento e realiza debate nesta quarta-feira

Até o dia 20 de setembro, o Sintrajufe/RS também está presente no Acampamento Farroupilha, com o Piquete Tropilha Crioula (Lote 112 Ala C). De segunda a sexta ao meio-dia será servido bufê livre de comida campeira pelo valor de R$ 20,00 por pessoa. Nos dias úteis à noite e nos fins de semana, o espaço pode ser utilizado para eventos de grupos. Para isso, deve ser feito agendamento com Salete pelos telefones (51) 98474-0959 e 99812-7301. Nesse caso, os sindicalizados podem fazer reserva ou encomendar comida campeira ou churrasco; também podem levar carne para assar no local. Para os eventos, é cobrada uma taxa de limpeza de R$ 3,00 por pessoa.

Nesta quarta-feira, 18, às 19h, o sindicato realiza no local o debate “Agroecologia e o papel das Mulheres na atual conjuntura brasileira e latino-americana”. As debatedoras serão Michele Ramos, do Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM); Isabela Cunha, da Marcha Mundial das Mulheres; e representantes de mulheres do MST. A mediação será das diretoras do Sintrajufe/RS Marcia Coelho e Naiara Malavolta.

No debate, será discutida uma outra forma de pensar a agricultura e os alimentos que consumimos, a partir de uma produção sustentável e livre de venenos, com respeito ao meio ambiente e priorização da saúde. Também estará em pauta o debate sobre as mineradoras no Rio Grande do Sul e os danos que poderão causar ao meio ambiente e à nossa qualidade de vida, não apenas na região metropolitana de Porto Alegre como em outras áreas do estado.

Depois da atividade, haverá churrasco, por demanda. Todas as pessoas presentes serão convidadas.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.