Reunião conjunta dá início a trabalho de fortalecimento dos núcleos do Sintrajufe/RS


16.Setembro.2019 - 17h59min

Foi realizada no último sábado, 14, uma reunião conjunta de núcleos do Sintrajufe/RS, na sede do sindicato. O objetivo foi integrar e articular os núcleos e dar, assim, início a um processo de fortalecimento dessas instâncias da entidade, que permitem o aprofundamento dos debates e das ações sobre temas específicos.

Estiveram presentes na reunião representantes dos seguintes núcleos: Núcleo de Aposentados e Aposentadas e Pensionistas, Núcleo de Pessoas com Deficiência, Núcleo de Mulheres, Núcleo de Diversidade Sexual e Núcleo dos Oficiais de Justiça. Além disso, participaram do encontro colegas negros e negras que discutem a criação de um núcleo próprio. Foram mais de vinte colegas presentes à reunião.

 

 

Diretores do Sintrajufe/RS participaram com o objetivo de ouvir as demandas e as necessidades dos integrantes dos núcleos. Estavam presentes representantes das seguintes secretarias: Administração, Finanças e Patrimônio; Assuntos de Aposentadoria e Pensão; Formação, Cultura e Lazer; Organização e Política Sindical; Políticas Sociais; e Saúde e Relações de Trabalho.

Integração com autonomia

Coordenaram a reunião as diretoras Ana Naiara Malavota e Alessandra Andrade e o diretor Mário Augusto Marques. Representantes de cada segmento apresentaram uma retrospectiva da atuação dos núcleos e as expectativas a partir de agora. Conforme Ana Naiara, "buscou-se traçar estratégias conjuntas de atuação, mantendo a autonomia organizativa de cada um, estabelecendo-se o papel de ligação dos núcleos com a direção, fomentando, transversalizando e interseccionalizando os debates por eles produzidos em todas as áreas de atuação do Sintrajufe/RS, única forma possível de efetiva inclusão destes segmentos na vida da entidade de classe".

 

Dificuldades dos núcleos

Foram identificados alguns problemas no funcionamento da maioria dos núcleos, com destaque para a desarticulação, a falta de mapeamento e a invisibilidade dos segmentos, além da necessidade de renovação de integrantes. A principal excessão é o Núcleo de Aposentados e Aposentadas e Pensionistas (NAF), que mantém reuniões periódicas, atividades lúdicas e contato diretamente com os colegas logo após a publicação das aposentadorias. A apresentação sobre o NAF foi feita pelas atuais coordenadoras, Arlene Barcellos (também diretora do sindicato) e Iria Edinger, além da colega Gleini Sittoni, uma das fundadoras do núcleo. De acordo com elas, esses são os principais motivos para sua manutenção e renovação.

No caso dos demais núcleos, foi bastante debatida a dificuldade para se chegar a possíveis integrantes. É o caso do Núcleo de Pessoas com Deficiência, cujo último encontro foi em 2003, conforme relato do colega Ary Heck. Essa posição foi referendada pela diretora do Sintrajufe/RS e servidora com deficiência Alessandra Andrade, que falou da situação de "esconderijo social" a que são jogados os servidores e as servidoras com deficiência nos locais de trabalho.

A dificuldade de mapeamento também foi citada por colegas negros e negras e pelos colegas LGBTTI do Núcleo de Diversidade Sexual (Nuds) presentes na atividade; problemas com a renovação de membros foram citados pelo Nuds e pelo Núcleo de Oficiais de Justiça. Por fim, falaram as companheiras do Núcleo de Mulheres (Numas), fundado há cerca de um mês, que realizava no mesmo sábado sua quarta reunião (a segunda como núcleo) e conta, atualmente, com uma participação crescente, incluindo um grupo de Whatsapp que já movimenta cerca de quarenta mulheres da categoria.

Encaminhamentos

A direção do Sintrajufe/RS propôs três encaminhamentos, todos aprovados por unanimidade:

– Reuniões periódicas do conjunto dos núcleos para troca de experiências e interseccionalização das pautas. A próxima reunião está prevista para 7 de dezembro, durante todo o dia, com o objetivo de socializar/construir um planejamento conjunto de ações para o próximo ano;

– Criação de um grupo de Whatsapp com integrantes de todos os núcleos, começando com a lista da reunião de sábado, para troca de informações e divulgação de ações pertinentes;

– Agendamento de reuniões de cada um dos núcleos com a Secretaria de Políticas Sociais, individualmente, para aprofundar o planejamento dos temas.

Outros dois encaminhamentos foram propostos na reunião e serão apresentados à direção do sindicato:

– Realização de um seminário de diversidades, com todos os temas dos núcleos;

– Reunião do segmento de pretos e pretas para pensar a criação de um núcleo específico.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.