Poeta Alexandre Brito é o homenageado neste ano com o Troféu Palavra Viva, do Sintrajufe/RS


12.Setembro.2019 - 16h31min
-->

Na última terça-feira, 10, o Sintrajufe/RS formalizou ao poeta, músico e compositor Alexandre Brito o convite para a cerimônia em que será homenageado e receberá o Troféu Palavra Viva, que neste ano está em sua 14ª edição. A entrega ocorrerá durante a cerimônia de premiação dos concursos Literário Mario Quintana e de Fotografia da entidade, no dia 18 de outubro, às 20h, no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Rua dos Andradas, 1223, Centro de Porto Alegre).

Entregaram o convite o oficineiro de escrita criativa do sindicato, Caio Riter, e a secretária de Formação, Cultura e Lazer do sindicato, Fabrine Paolin. Brito disse que ficou “muito feliz” por ter sido escolhido e pelo reconhecimento ao trabalho.

Brito divide seu tempo entre a poesia e a música, além de atuar como produtor cultural e editor e participar de diversos programas de incentivo à leitura, no Rio Grande do Sul e em outros estados. Atualmente, preside a Associação Gaúcha de Escritores (Ages), à frente da qual está em articulação com parlamentares em prol da regulamentação da profissão de escritor. Falando sobre o momento atual no Brasil, mostrou preocupação com episódios de censura a publicações, o que, segundo ele, pode vir a acontecer em feiras de livro, bienais e outros espaços.

A respeito do Troféu Palavra Viva, Brito elogiou a iniciativa e afirmou que valorizou ainda mais o convite pelo fato de ser feito por um sindicato, uma entidade que luta pelos direitos e é fundamental para a sociedade. Além disso, contou que o convite reavivou várias memórias, inclusive familiares, e o fez lembrar de três de suas tias-avós, as irmãs Martins, anarquistas que, nos anos 1920, participavam de passeatas escondendo coquetéis molotov em buquês de flores.

O Troféu Palavra Viva é uma homenagem do Sintrajufe/RS a autores que se destacam por sua contribuição à formação de público leitor. Criada em 2006, a premiação já foi recebida por Sérgio Napp, Marô Barbieri, Walmor Santos, Hermes Bernardi Jr., Valesca de Assis, Maria Carpi, Dilan Camargo, Cláudio Levitan, Celso Gutfreind, Ivo Bender, Christian David e Helô Bacichette e Ronald Augusto.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.