Frente Parlamentar pretende barrar sucateamento do serviço público


04.Setembro.2019 - 15h16min

Foi lançada oficialmente nessa terça-feira, 3, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público. O ato aconteceu no salão nobre da Câmara dos Deputados e contou com a participação da Fenajufe e de sindicatos da base da federação. A iniciativa busca barrar o sucateamento dos serviços públicos e o enfraquecimento da cidadania.

Coordenada pelo deputado Israel Batista (PV-DF), a Frente conta com a participação de 235 deputados e 6 senadores e tem a parceria de diversas entidades que representam os servidores públicos, entre elas a Fenajufe. Segundo Israel Batista, “a Frente vai se meter em todos os assuntos que dizem respeito ao servidor público e vai atuar fortemente contra esse sucateamento”.

Nos últimos anos, os serviços públicos vêm sofrendo diversos e duros ataques, e a Frente Parlamentar busca estabelecer um contraponto ao cenário de desmonte do serviço público que se vive atualmente no Brasil. Desde a aprovação da emenda à Constituição (EC) 95, em 2016, que congela os investimentos públicos por 20 anos, o que se é a redução da oferta de serviços, falta de reposição de vagas de servidores e o desmonte de diversos setores, dando lugar à precarização e à transformação de empregos públicos em vagas terceirizadas.

Mais recentemente, ainda na esteira da reforma da Previdência, que pune o trabalhador a trabalhar mais tempo e aposentar-se (se conseguir chegar à aposentadoria) com menos, o governo federal anunciou uma proposta de reforma administrativa. A ideia é congelar reajustes salariais e concursos públicos, além de acabar com a estabilidade dos servidores públicos.

A Frente atuará promovendo debates, seminários e outros eventos com pautas focadas no funcionalismo e em defesa de um serviço público de qualidade e se propõe a discutir o papel e o aprimoramento do funcionalismo sem esquecer direitos que têm sido questionados por parte da população, como a estabilidade dos servidores públicos.

Com informações da Fenajufe e do Congresso em Foco

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.