Nova direção do Sintrajufe/RS toma posse ressaltando necessidade de unidade na defesa de direitos


02.Setembro.2019 - 15h50min

Diretoria Colegiada e Comissão Eleitoral

A posse da Direção Colegiada e do Conselho Fiscal da gestão Sintrajufe Unido e Forte, no sábado, 31, foi marcada por manifestações de luta e resistência. O mandato é para o triênio 2019-2022. Nas diversas falas durante a cerimônia, foi ressaltada a necessidade de unidade da categoria, e da classe trabalhadora como um todo, na defesa de direitos, da democracia, das garantias individuais, da aposentadoria e contra a emenda constitucional (EC) 95/16, que congela investimentos públicos por vinte anos.

Conselho Fiscal

Mais de 500 pessoas lotaram o salão do Grêmio Náutico Gaúcho, em Porto Alegre. Além de grande número de colegas da categoria e magistrados, foi registrada a presença de representantes de entidades sindicais e de classe e do movimento social do RS e de outros estados e parlamentares federais e estaduais. Entre eles, a diretora da Central das Trabalhadoras e dos Trabalhadores do Brasil/RS, (CTB) Célia Chaves; o presidente da Central Única dos Trabalhadores/RS (CUT), Claudir Nespolo; e o diretor da Fenajufe Thiago Gonçalves. Confira AQUI a lista de entidades presentes.

Em sua manifestação, o vice-presidente do TRT4, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, ao felicitar a nova direção, afirmou que a sociedade organizada necessita de sindicatos fortes e com grande representatividade, precisa do serviço e dos servidores públicos. Ressaltou que a sociedade organizada precisa, também, da Justiça do Trabalho e do direito do trabalho para a garantia de direitos e de patamares de desenvolvimento civilizatório.

Representando a Associação Juízes para a Democracia (AJD), o desembargador do TRF4 Rogério Favreto disse que “vivemos um momento triste” no Brasil, com a desconstituição dos direitos e das instituições. Ele lembrou que os ataques não se restringem à Justiça do Trabalho, à Previdência e ao próprio serviço público. Para Favreto, “precisamos resistir” e, para isso, são necessários sindicatos fortes, conhecimento da realidade e desenvolvimento da luta conjunta com o povo.

Diversos oradores lembraram o papel que o Poder Judiciário cumpriu desde o golpe de 2016 e que resultou na eleição de Jair Bolsonaro (PSL). A interdição do candidato que estava na ponta das pesquisas e a parcialidade de parte do Judiciário e do MPU exposta nos vazamentos da Operação Lava Jato foram alvo de manifestação de todos os convidados.

Direção ressalta unidade, resistência e diversidade

Diretores e diretoras recém-empossados, em suas manifestações, ressaltaram a unidade como ponto central, a fim de organizar e fortalecer a luta da classe trabalhadora nos enfrentamentos que já estão postos e nos que estão por vir. Além da fundamental busca por melhorias das condições de trabalho, combate ao assédio moral e ao adoecimento, retomada da organização por locais de trabalho e segmentos, data-base e outros direitos específicos da categoria, foi reforçado que é preciso fortalecer os laços com a classe trabalhadora como um todo. Derrotar a reforma da Previdência e revogar a EC 95/16 devem ser prioridade, conforme foi ressaltado.

A valorização da diversidade e a luta antirracista, o combate ao machismo e à homofobia, entre outros temas, estarão na pauta do sindicato, pois, conforme apontado, essa é uma luta de todos e todas. Quando alguém é atacado em sua dignidade devido ao preconceito, toda a sociedade sofre.

Um dos pontos emocionantes da noite foi quando os presentes gritaram as palavras de ordem “Silvana, presente!” e “Alê, presente!”. Uma homenagem a Silvana Klein e Alê Junqueira, ex-diretores que faleceram e cuja luta, como destacado, faz parte da memória e da história do Sintrajufe/RS.

Veja os nomes da Direção Colegiada:

Secretaria de Administração, Finanças e Patrimônio

Ramiro Santana Moreno López

Luciana Krumenauer Ortmann

Rosseny Mattos Alves

Secretaria de Assuntos de Aposentadoria e Pensão

Arlene da Silva Barcellos

Marta de Borba Kafruni

Paulo Roberto Rodrigues Guadagnin

Secretaria de Comunicação

Marcelo Machado Carlini

Reginaldo Costa Luhring

Sergio Amorim dos Santos

Secretaria de Formação, Cultura e Lazer

Paulo Ricardo de Oliveira

Márcia Angelita Coelho

Walter Oliveira

Secretaria de Organização e Política Sindical

José Carlos Pinto de Oliveira

Adriane Carvalho Becker

Fabrício Dias Loguercio

Secretaria de Políticas Sociais

Ana Naiara Malavolta Saupe

Alessandra Pereira de Andrade

Mário Augusto Silva Marques

Secretaria de Saúde e Relações de Trabalho

Clarice Ribeiro Camargo

Cristina Viana dos Santos

Mara Rejane Weber

Suplentes

Edson Moraes Borowski

Diogo da Silva Correa

Fellipe da Silva Belasquem

Alexandre Fernandes Magalhães

Anderson Eduardo dos Santos Mangine

Rogério Martino Otero Ávila

Italo Roque Madruga Sabadin

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.