No final de semana, Sintrajufe/RS participou de programas na rádio e na TV Bandeirantes


15.Agosto.2019 - 16h32min

No último final de semana, o Sintrajufe/RS esteve representado em programas exibidos na rádio e na TV Bandeirantes. As edições do programa Boca no Trombone foram exibidas, respectivamente, no sábado e no domingo pela manhã. Em ambos os casos, os debates giraram em torno da possibilidade de derrotar em parte ou totalmente a reforma da Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PSL).

 

No sábado, o diretor Ruy Almeida representou o sindicato na Rádio Bandeirantes. Ruy convocou os ouvintes para participarem das mobilizações então marcadas para a última terça-feira, 13, quando mais de 20 mil estudantes e trabalhadores ocuparam as ruas de Porto Alegre em defesa da Educação e da aposentadoria. No mesmo sentido, ele defendeu que é necessária uma mobilização ainda mais forte do que temos tido nos últimos períodos para que se possa "fazer valer a voz dos milhões de brasileiros e brasíleiras que estão sendo prejudicados por essa proposta de reforma".

 

Ruy criticou o governo pelo uso das emendas parlamentares para a compra de deputados visando a aprovação da reforma. Ele lembrou que a ação é legal, mas imoral: "o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, saiu prometendo R$ 40 milhões em emendas pra cada deputado que votasse a favor da reforma da Previdência. Isso significa um total de mais de R$ 3 bilhões que saem dos cofres públicos, dinheiro do povo, pra que esses deputados possam aplicar esses valores em emendas ao Orçamento pra fazer melhorias nas suas bases eleitorais e, assim, possam superar o desgaste de votar contra o povo. É uma grande jogada: as emendas são todas incluídas na lei orçamentária, mas o governo joga com a liberação, porque é o Executivo quem libera esses valores. Isso na verdade é uma imoralidade muito grande, que deveria ser crime. Só uma grande mobilização é que pode superar esse tipo de movimento do governo", apontou o dirigente.

 

Assista AQUI a íntegra do programa.

 

Já no domingo, quem representou o Sintrajufe/RS, dessa vez na TV Bandeirantes, foi o diretor Rodrigo Mércio. Ele lembrou que, no caso da reforma da Previdência apresentada por Michel Temer (PMDB), muitos davam como certa a aprovação da proposta, mas "com as mobilizações, com a greve geral, com a marcha dos 150 mil em Brasília e com os escândalos, se alterou totalmente o cenário e a reforma nem foi pautada naquele ano". Assim, Rodrigo destacou a necessidade de que os trabalhadores sigam mobilizados, fazendo, como Ruy, a convocação para o dia 13 de agosto.

 

O dirigente defendeu que "não tem jogo ganho", mas ressaltou que a tendência, se não houver forte mobilização, é que a reforma passe como está, prejudicando milhões de trabalhadores, já que o projeto, como apontou Rodrigo, "só beneficia o capital financeiro". Assim, não podemos desistir de lutar: "no momento em que as pessoas começam a se dar conta de como vai ser ruim, temos que fortalecer as mobilizações. Eu acredito na força que o povo tem e que muitas vezes não usa", defendeu.

 

Assista AQUI a íntegra do programa.

 

A participação do Sintrajufe/RS, fruto de parceria entre o programa e o sindicato, atende à necessidade de levar a voz dos servidores também para fora da categoria, dialogando com o conjunto da sociedade sobre a importância do serviço público e de seus servidores.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.