Em reunião, colegas definem que criação do Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS ocorrerá no dia 17


02.Agosto.2019 - 18h27min

Nessa quinta-feira, 1º de agosto, foi realizada nova reunião tendo como tema a formação do Núcleo de Mulheres do Sintrajufe/RS. Foi definido que a criação do Núcleo ocorrerá no dia 17 de agosto, sábado, em encontro que ocorrerá na sede, das 9h30min às 12h, propiciando a participação de colegas sindicalizadas e não sindicalizadas, da capital e do interior, sendo que apenas sindicalizadas poderão deliberar. Na mesma data, também serão definidos o nome do Núcleo e a forma de coordenação.

Estavam presentes quase 30 colegas, do Judiciário Federal e do Ministério Público da União, que ajustaram detalhes sobre a criação do Núcleo. Depois de uma rodada de apresentação, a diretora do Sintrajufe/RS Alessandra Krause fez um relato sobre a reunião anterior, ocorrida no dia 20.

No encontro dessa quinta-feira, as colegas discutiram propostas sobre a estrutura e a organização do Núcleo. A partir da constatação de que as mulheres são mais de metade do total de servidores, foram apresentadas sugestões para intensificar a divulgação e para buscar formas de trazer o maior número de servidoras para participar desse novo espaço que está sendo constituído no sindicato.

Também foram dados informes sobre a Marcha das Margaridas, em Brasília, nos dias 13 e 14, atividade para a qual a Fenajufe está chamando a categoria à participação. O nome dessa tradicional mobilização das mulheres do campo, com o apoio e a participação das mulheres da cidade, homenageia a trabalhadora rural e líder sindicalista Margarida Maria Alves, assassinada em 1983 devido a sua luta. O Sintrajufe/RS já aprovou apoio para o envio de mulheres do Rio Grande do Sul à atividade.

Outro ponto discutido foi a decisão da 5ª Turma do Tribunal de Justiça do RS de absolver um motorista de aplicativo que havia sido condenado por estupro em primeira instância. Entre outras coisas, os desembargadores alegaram que a vítima “admitiu o consumo de álcool naquele dia, o que ocorreu por sua livre e espontânea vontade". As colegas presentes à reunião afirmaram que isso abre precedentes perigosos para casos futuros. Foi aprovado que serão buscadas formas efetivas de denunciar e manifestar publicamente o repúdio à decisão.

Sindicato passará a ter oito núcleos

O Núcleo de Mulheres será o oitavo núcleo do Sintrajufe/RS. Sua criação foi deliberada no IX Congresso Estadual do Sintrajufe/RS e aprovada no I Seminário Sintrajufe/RS de Mulheres.

O Sintrajufe/RS conta, atualmente, com núcleos representativos de aposentados e pensionistas, oficiais de justiça, pessoas com deficiência, técnicos, analistas, agentes de segurança e de diversidade sexual.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.