#30M: 2º Grande Ato Contra os Cortes na Educação e em defesa da aposentadoria


23.Maio.2019 - 18h11min

Depois das grandes mobilizações que tomaram o país no dia 15, a próxima quinta-feira, 30 (#30M), será mais um momento de ocupar as ruas em defesa de direitos. Contra os cortes na educação e para barrar a reforma da Previdência, o Brasil voltará a manifestar-se com o que prometem ser grandes protestos. Em Porto Alegre, o 2º Grande Ato Contra os Cortes na Educação está marcado para as 18h, na Esquina Democrática e já tem milhares de confirmações no evento criado no Facebook.

Na busca por esvaziar as mobilizações do próximo dia 30, Jair Bolsonaro (PSL) anunciou, nessa quarta, 22, um recuo: do R$ 7,4 bilhões congelados no orçamento da educação, R$ 1,5 bilhão foi liberado. O recuo do governo, porém, foi parcial. Apenas 21% da verba contingenciada foi liberada. Ainda falta muito, mas se trata de resultado direto das grandes manifestações do dia 15, com as quais a sociedade respondeu aos cortes. Esse contingenciamento funciona também como uma forma de pressão do governo na tentativa de aprovação da reforma da Previdência: o próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse recentemente que, se a reforma da Previdência for aprovada, pode voltar a liberar o dinheiro do orçamento da educação. Ou seja, um tema tão importante como o financiamento da educação está sendo utilizado pelo governo como chantagem para a aprovação do desmonte da Previdência no Brasil.

As mobilizações do dia 15 aconteceram em mais de duzentas cidades, reunindo mais de um milhão de pessoas. Em Porto Alegre, fomos dezenas de milhares, tendo a educação como bandeira principal, mas reunindo a essa luta a defesa da aposentadoria, da democracia e de todos os direitos dos trabalhadores. As manifestações marcadas para 30 de maio também servem como preparação e "esquenta" para a greve geral convocada pelas centrais sindicais para o dia 14 de junho e que será central para o enfrentamento à reforma da Previdência.

Portanto, dia 30 de maio, todos às ruas!

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.