Dia Internacional de Luta contra a Homofobia é nesta sexta-feira; #EduqueContraLGBTfobia


17.Maio.2019 - 16h07min

Esta sexta-feira, 17, é dia de celebrar a diversidade. Instituído em 17 de maio para marcar a data na qual, em 1990, a homossexualidade foi excluída da lista de doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia chega em um momento de aumento da violência LGBTfóbica no Brasil, problema conectado com os retrocessos nos direitos civis de grupos sociais historicamente marginalizados.

 

O Brasil ocupa o primeiro lugar nas Américas em quantidade de homicídios de pessoas LGBTs e também é o líder em assassinatos de pessoas trans no mundo. Em 2019, há mais de um assassinato LGBTfóbico por dia no país, violência física alimentada pela difusão de discurso de ódio contra a diversidade.

 

Por isso, uma das insígnias desse dia é #EduqueContraLGBTfobia, pensada para reforçar a importância de ampliar o diálogo e o respeito à diversidade através da Educação. A luta é pela conscientização a partir dos relacionamentos pessoais e de atividades de reflexão, mas também por políticas públicas de enfrentamento à violência LGBTfóbica. Infelizmente, nacionalmente e em diversos estados o que se tem visto são cortes nessas políticas, fundamentais para que o Estado atue na defesa da vida e do direito à livre expressão de gênero e sexualidade. A defesa de mais e melhores políticas públicas e a atuação cotidiana em defesa da diversidade devem estar combinadas.

 

Neste dia de luta, o Sintrajufe/RS convida a todos: #EduqueContraLGBTfobia.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.