Sintrajufe/RS segue em Brasília fazendo contatos com parlamentares contra a reforma da Previdência; governo sofre nova derrota no plenário


15.Maio.2019 - 16h58min

Nesta semana, como tem acontecido desde final de março, o Sintrajufe/RS está em Brasília, desta vez representado pelo diretor Cristiano Moreira, contatando parlamentares e buscando votos contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019, de reforma da Previdência.

 

 

Em mais uma derrota do governo, Câmara convoca ministro da Educação

 

Também na terça-feira, véspera da greve nacional da educação, que está mobilizando todo o país, o governo sofreu mais uma derrota, com a aprovação, pela Câmara dos Deputados de convocação para que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, preste esclarecimentos ao plenário, nesta quarta, 15, sobre bloqueios no orçamento do setor. Por se tratar de convocação, Weintraub é obrigado a comparecer, sob pena de incorrer em crime de responsabilidade na hipótese de ausência "sem justificação adequada", conforme prevê a Constituição Federal.

 

 

O requerimento de convocação foi aprovado por 307 votos favoráveis e 82 contrários. Weintraub será ouvido em uma "comissão geral" (sessão de debates no plenário). Ele é o primeiro ministro do governo Jair Bolsonaro (PSL) convocado por alguma das casas do Congresso.

 

Alguns veículos de comunicação já falam em um possível recuo de Bolsonaro em relação aos cortes. Isso, segundo Cristiano, deixa evidentes dois diagnósticos: primeiro, a mobilização que está recém começando tem todas as condições para derrotar o governo e os ataques à educação e às aposentadorias e, segundo, a articulação política de Bolsonaro com o Congresso Nacional está longe de ter força para aprovar o fim da Previdência. O dirigente lembra que a greve na educação é o momento do mostrar a força de trabalhadores e estudantes, que voltarão às ruas, com ainda mais força e unificando a luta na greve geral do dia 14 de junho: “O Brasil vai parar em defesa da educação e das aposentarias; unidos, venceremos”, afirma Cristiano.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.