Ato em Defesa da Educação e da Previdência Pública tomará as ruas de Porto Alegre na quarta-feira, 15; participe!


13.Maio.2019 - 18h58min

Nesta quarta-feira, 15, haverá mobilizações em todo o país contra as medidas que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) vem anunciando na área da educação, as quais precarizam o ensino em diversos graus e prejudicam em muito, principalmente, jovens e crianças. Em Porto Alegre, a principal atividade será um ato unificado com início previsto para as 18h, na Esquina Democrática. O Sintrajufe/RS estará presente ao ato e chama os colegas do Judiciário Federal e do Ministério Público da União a somarem-se aos demais trabalhadores.

A página do ato no Facebook afirma que Bolsonaro já anunciou cortes orçamentários para as universidades federais, "atacando as políticas de assistência estudantil e acertando em cheio as bolsas e o desenvolvimento da pesquisa e da ciência". A educação básica também foi atingida, pois somente para o programa de apoio à infraestrutura de escolas do ensino básico, foram congelados R$ 273,3 milhões”. O próprio ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse recentemente que, se a reforma da Previdência for aprovada, pode voltar a liberar o dinheiro do orçamento de universidades federais. Ou seja, um tema tão importante como o financiamento da educação está sendo utilizado pelo governo como chantagem para a aprovação do desmonte da Previdência no Brasil.

Trabalhadores da educação em defesa da Previdência

Além da defesa da educação, o Dia Nacional de Defesa da Educação será mais um momento de forte mobilização em defesa da Previdência pública e contra a proposta de emenda à Constituição (PEC) 6/2019, de reforma da Previdência. A alteração de regras proposta no texto prejudicará os trabalhadores como um todo e, de forma mais contundente, alguns setores, como os educadores, que têm regras especiais de aposentadoria.

O dia está sendo considerado um "esquenta" para a greve geral convocada para o dia 14 de junho. Assim como a greve, a mobilização dos trabalhadores em educação também conta com o apoio das centrais sindicais, que estão chamando todas as categorias a participarem das atividades deste 15 de maio.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.