Conselho Geral aprova indicativo de participação da categoria na greve geral do dia 14/6 e previsão orçamentária de 2019


13.Maio.2019 - 18h27min
-->

No sábado, 11, o Conselho Geral do Sintrajufe/RS reuniu-se, na sede do sindicato, quando aprovou indicativo de participação da categoria na greve geral convocada pelas centrais sindicais para o dia 14 de junho. Estavam na pauta da reunião os seguintes pontos: planejamento orçamentário 2019; prestação de contas 2018; e greve geral. As discussões e as votações serão levadas à assembleia geral da categoria, que acontece nesta quinta-feira, 16, às 19h, na sede (Rua Marcílio Dias, 660).

O primeiro ponto discutido foi a previsão orçamentária para 2019. Os diretores do sindicato apresentaram a previsão de cada secretaria, incluindo o Orçamento Participativo, e responderam a dúvidas dos conselheiros. Depois do debate, a proposta orçamentária apresentada pela direção foi aprovada por unanimidade, de forma indicativa para a assembeia geral, com alguns ajustes feitos durante a própria reunião. O Orçamento Participativo, cuja aprovação é prerrogativa do Conselho, foi aprovado, também por unanimidade. Foi aprovado, ainda, que, como acontece tradicionalmente, cada chapa concorrente receba do sindicato verba para a campanha eleitoral, de R$ 5 mil; as chapas também poderão buscar contribuições individuais e junto a entidades sindicais e associações. 

Quanto à prestação de contas de 2018, foi sugerido por alguns conselheiros que a apreciação fosse remetida diretamente para a assembleia geral do dia 16. A sugestão foi aprovada.

Greve geral

O debate mais longo da reunião foi sobre a greve geral. O diretor do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira, recém-eleito coordenador-geral da Fenajufe, informou que reunião da nova direção da federação, na sexta-feira, 10, aprovou que a categoria se integre às atividades unificadas contra a reforma da Previdência, conforme já havia sido aprovado no Congrejufe. O colega Edson Borowski,  também eleito para a direção da Fenajufe, destacou a qualidade das discussões na reunião da federação, cujo papel, neste momento, afirmou, é organizar as lutas da categoria.

O Conselho aprovou o calendário sugerido pela federação: 15 de maio, adesão aos atos convocados por conta da Greve Nacional da Educação; 30 de maio, caravanas a Brasília no julgamento dos quintos no STF; 13 de junho, caravana a Brasília para acompanhar o julgamento, no STF, do recurso extraordinário (RE) 565.089, que trata do pagamento de indenização por falta de data-base para os servidores; 14 de junho, greve geral.

Para os conselheiros, um dos desafios é chegar à população em geral, levando informações reais e mostrando que a PEC 6/2019, de Jair Bolsonaro (PSL), significa o desmonte da Previdência pública. A reforma é um crime social, afirmaram, e isso precisa ser denunciado. Foi lembrado que os trabalhadores derrotaram a reforma de Michel Temer (MDB), com várias ações e, principalmente, mobilizações de rua. Por isso, é necessário unidade neste momento, entre todas as categorias.

Participação por videoconferência

Ainda que não fosse um ponto de pauta, houve questionamento, junto à direção, sobre a realização das assembleias gerais em dias úteis, e não mais aos sábados. Os diretores explicaram que é preferível, pela categoria, participar de assembleias durante a semana, logo após o expediente, e que a realização aos sábados visava ampliar a possibilidade de participação dos colegas do interior, o que agora está sendo garantido com as assembleias gerais por videoconferência, via cidades-polo. Foi informado que, para a próxima assembleia, há seis cidades credenciadas

Colegas do interior presentes à reunião do Conselho concordaram que o melhor é que as assembleias ocorram durante a semana e corroboraram que, com a videoconferência, fica mais fácil e efetiva a participação do interior, sem a necessidade de deslocamento até Porto Alegre. Consideraram que esse é um processo que ainda está em sua fase inicial, que alguns ajustes eventualmente serão necessários, mas afirmaram que a modalidade está sendo aprovada pelos colegas.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.