10º Congrejufe: manhã de segunda-feira tem painel sobre reestruturação produtiva no PJU e MPU e aprovação das contas da Fenajufe


29.Abril.2019 - 20h06min
-->

A manhã de segunda-feira, 29, foi momento de um importante debate para a categoria, com o tema "Reestruturação produtiva no PJU e MPU (condições de trabalho e política social) e Inteligência Artificial". Compuseram a mesa o servidor da Justiça Eleitoral de São Paulo e ex-dirigente da Fenajufe e do Sintrajud/SP Demerson Dias e o secretário de Tecnologia e Informação do Supremo Tribunal Federal (STF) Edmundo Veras. Após o painel, as contas da Fenajufe foram apresentadas pelo Conselho Fiscal (do qual faz parte o colega da JT de Porto Alegre Tauff de Abreu), que deu parecer favorável à aprovação, sendo esse parecer referendado pelos delegados.

Demerson foi o primeiro a falar, destacando que todas as mudanças no mundo do trabalho começam com promessas de "um futuro lindo e de um bem-estar generalizado", mas, além do acúmulo de capital e de transformações no consumo, só têm gerado a manutenção da precaridade da vida do trabalhador. "Quando os ricos cuidam dos seus interesses, os pobres não saem ganhando nunca", afirmou. O painelista criticou o imaginário de que o Estado brasileiro é excessivamente grande, lembrando que os países mais ricos têm número muito maior de servidores públicos: "onde as economias são mais frágeis, as sociedades têm menos serviço público", lamentou.

Para combater esse imaginário antisserviço público, defendeu Demerson, é preciso que a categoria não restrinja suas lutas aos temas corporativos, colocando-se lado a lado com os demais servidores públicos e com o conjunto dos trabalhadores. Essa é, também, a forma de enfrentar a reforma da Previdência, que desde o governo de Fernando Henrique Cardoso paira como ideia, nunca combatendo os privilégios de fato existentes, como os das empresas devedoras.

A seguir, Edmundo Veras fez sua fala, apresentando o sistema de Inteligência Artificial que vem sendo estruturado pelo STF. Ele começou explicando conceitos básicos sobre Tecnologia da Informação (TI) e Inteligência Artificial (IA). Como apontou, a TI "é meio, é ferramenta, e a aplicação dessa ferramenta depende de quem está usando". Sobre a IA, destacou que se trata de um programa de computador capaz de aprender, falando um pouco sobre os tipos de aprendizado e o histórico da Inteligência Artificial, surgida em 1950 e que apenas agora começa a alcançar a capacidade do cérebro humano.

Veras defendeu a necessidade do uso de IA para o aumento da produtividade, e foi com esse sentido que tratou do caso do STF, onde estão sendo feitas simulações com o programa batizado de "Victor", que atua em alguns momentos do processo judicial. O palestrante destacou e elogiou a economia financeira que pode ser feita com a redução do número de servidores e o aumento da produtividade, o que foi fortemente criticado a seguir, quando o microfone foi aberto para o debate com as falas dos delegados.

Dois dos delegados que falaram foram integrantes da delegação do Rio Grande do Sul, o diretor Cristiano Moreira e a colega Mara Weber.

Cristiano destacou que a tecnologia é bem vinda quando traz benefícios e melhorias nas condições de trabalho, mas, até o momento, junto à categoria, o uso de novas tecnologias só tem gerado mais adoecimento. Ele exemplificou a crítica com dados das pesquisas de saúde recentemente realizadas pelo Sintrajufe/RS e que apontam falta de treinamento no uso dos sistemas eletrônicos, assédio moral como instrumento de gestão e números muito preocupantes de transtornos mentais comuns e ideação suicida. Finalizou lembrando que "não tem Justiça sem servidores".

Mara, por sua vez, disse que o sistema de IA do STF surge em um contexto de fortes ataques ao serviço público e no qual o governo Bolsonaro quer não apenas reduzir o Estado, mas acabar com ele. Por fim, defendeu que se amplie a preocupação com a saúde da categoria e os efeitos das condições de trabalho nesse contexto.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.