Nesta semana, Feira Orgânica do Sintrajufe/RS ocorre excepcionalmente na terça-feira, 30


29.Abril.2019 - 15h55min

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador, 1º de maio, a Feira Orgânica do Sintrajufe/RS desta semana ocorrerá na terça-feira, 30 de abril. A feira acontece na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus), das 9h às 13h.

 

São comercializados alface, rúcula, rabanete, cebolinha, salsa, tomate, cebola, alho, batata-doce, batata-inglesa, cenoura, beterraba, laranja para suco, laranja-do-céu, bergamota, caqui, banana e ovos caipiras. Há ainda as plantas alimentícias não convencionais (Pancs): yacon, barbalha, beldroegas, açafrão, gengibre, inhame-rosa, aroeira-mansa, entre outras.

 

Outros produtos à venda são mel, paçoca de amendoim, pé de moleque e mandolate, além de outros alimentos: farinha de trigo orgânica, sucos orgânicos, ganache funcional, biomassa de banana verde, pasta de açaí, doce de banana com açaí, doce de banana com e sem açúcar, patês de azeitona, ervas finas e tomate seco, catchup e maionese veganos, banana passa, bala de banana sem açúcar, barra energética, açúcar mascavo e farinhas de milho, de arroz integral e de banana verde.

 

Além disso, há produtos como pão de milho, pães caseiros e cucas doces de vários sabores, biscoitos coloniais, além de derivados de leite: queijo serrano com orégano, com pimenta e colonial (jovem e maturado), manteigas, nata, keschmier (tipo ricota alemã), iogurtes naturais e com frutas com e sem açúcar, chimias de frutas.

 

A iniciativa é uma parceria entre o Sintrajufe/RS e o Sítio Banina (integrante do coletivo de agricultores certificados e auditados como produtores orgânicos dos municípios de Riozinho, Barão e Harmonia). Também participa a empresa Da Lilica – Produtos Saudáveis, que comercializa trufas de castanhas, nozes, e frutas secas, tortinhas recheadas com doce de leite vegano ou brigadeiros, doce de leite de amendoim, geleias gourmet de diversos sabores e pancho vegano.

 

Agrotóxicos contaminam a água de um em cada quatro municípios brasileiros

 

Reportagem da Agência Pública divulgada na última semana denunciou que em uma de cada quatro cidades brasileiras tem sua água contaminada por um coquetel que mistura diferentes tipos de agrotóxicos. Mais de 1.300 cidades, entre elas Porto Alegre, têm sua água contaminada. De acordo com a reportagem, que usa como base dados oficiais do Ministério da Saúde, "a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país".

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.