Assembleia geral elege comissão que coordenará as eleições de 2019 do Sintrajufe/RS

25.Abril.2019 - 18h56min

Na noite dessa quarta-feira, 24, a categoria elegeu a comissão eleitoral que coordenará o processo de eleição para Direção Colegiada e Conselho Fiscal do Sintrajufe/RS, que ocorre em junho. Nesta assembleia, novamente, houve a participação do interior por videoconferência, a partir das cidades-polo de Novo Hamburgo, Santa Maria e Santana do Livramento, que haviam se habilitado previamente, de acordo com o regramento aprovado pela categoria. Os colegas tiveram as mesmas prerrogativas de participação dos sindicalizados que estavam na assembleia em Porto Alegre, com direito a voz e voto.

Em junho, pela primeira vez na sua história, a categoria utilizará a votação eletrônica em uma eleição do Sintrajufe/RS, o que foi aprovado por 92,59% dos colegas que participaram de consulta eletrônica sobre o tema. Esse será mais um passo importante para o processo em curso de ampliação da democracia e participação da categoria, propiciando que ainda mais colegas participem do pleito. O Estatuto aponta requisitos para a eleição eletrônica, como a inviolabilidade e o sigilo do voto, a possibilidade de realização de auditoria e a fiscalização do sistema de votação pelas chapas concorrentes e pelos eleitores. Para garantir que todos os itens seja atendidos, o Grupo de Trabalho (GT) sobre Participação Eletrônica do Sintrajufe/RS, eleito em assembleia geral, indicou, após prospecção com diferentes empresas, a contratação da RelataSoft, que possui experiência em eleições como a de seções da OAB e associações de classe, tendo atuado, inclusive, em auditoria em eleições oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a comissão eleitoral que coordenará o processo de eleição para Direção Colegiada e Conselho Fiscal do Sintrajufe/RS em junho concorreram duas chapas. A Chapa 1 (Luta Sintrajufe/RS) e a Chapa 2 (Oposição Unificada). A primeira obteve 68 votos e terá direito a 2 representantes titulares; a segunda recebeu 84 votos e ficará com 3 representantes titulares. Além disso, cada chapa terá um suplente. Também integrarão a comissão um representante de cada chapa que se registrar para a eleição, esses sem direito a voto na comissão.

Sindicalizados devem atualizar seu cadastro

A fim de garantir que todos os colegas sindicalizados estejam aptos a participar da eleição mediante sistema eletrônico, o Sintrajufe/RS está atualizando o cadastro. Os colegas podem proceder à atualização diretamente na área de acesso restrito do site (canto superior direito do site https://www.sintrajufe.org.br). Também foi disponibilizado um ramal especial, para esse atendimento; basta ligar para (51) 3235-1977, digitar o número 1 e informar seus dados para conferência e/ou atualização. Durante o processo, a equipe responsável pela atualização cadastral também poderá entrar em contato com sindicalizados, para confirmação de dados.