Democracia: categoria aprova votação eletrônica nas eleições 2019 do Sintrajufe/RS


22.Abril.2019 - 17h27min
-->

Foi encerrada às 23h59min da última sexta-feira, 19, a consulta eletrônica sobre a utilização de votação eletrônica nas próximas eleições do Sintrajufe/RS. Com 92,59% de votos favoráveis e 7,41% contrários, a categoria aprovou essa importante mudança que irá dar continuidade ao caminho de democratização que vem sendo construído no sindicato.

A consulta eletrônica foi aberta no dia 9 de abril, na área de acesso restrito do site do Sintrajufe/RS, com possibilidade de participação de todos os colegas sindicalizados do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul. Os colegas responderam à seguinte pergunta: “Diante da possibilidade prevista no Estatuto do Sintrajufe/RS, você concorda que as eleições para a Direção Colegiada e Conselho Fiscal da entidade, a serem realizadas em junho de 2019, ocorram mediante sistema eletrônico de votação na rede mundial de computadores (Internet), na forma do artigo 84-A?”.

A ampla aprovação consolida um processo de democratização que está em andamento na entidade. Já estão sendo realizadas assembleias com videoconferências, facilitando a participação dos colegas do interior, um grande avanço para que o sindicato esteja cada vez mais nas mãos da categoria, assim como as próprias consultas eletrônicas, implementadas na atual gestão e que ampliam a voz dos colegas nos processos decisórios da entidade. Nessa consulta, foram 125 votos favoráveis à mudança, contra 10 contrários (não houve nenhuma abstenção). A possibilidade de realização das eleições por via eletrônica, agora confirmada, foi definida também eletronicamente, na maior assembleia da história da categoria, que teve 1.568 colegas votantes no final do ano passado.

Entenda

Em dezembro de 2018, a categoria aprovou a inclusão do artigo 84-A no Estatuto do Sintrajufe/RS, que prevê a possibilidade de que as eleições para o sistema diretivo ocorram por meio eletrônico. O artigo prevê requisitos a serem atendidos, como a inviolabilidade e o sigilo do voto, a possibilidade de realização de auditoria e a fiscalização do sistema de votação pelas chapas concorrentes e pelos eleitores.

O Grupo de Trabalho (GT) sobre Participação Eletrônica do Sintrajufe/RS, eleito em assembleia geral, indicou, após prospecção com diferentes empresas, a contratação da RelataSoft, que possui experiência em eleições como a de seções da OAB, associações de classe, entre outros, tendo participado inclusive de auditoria em eleições oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assembleia elege comissão eleitoral nesta quarta, 24

Nesta quarta-feira, 24, o Sintrajufe/RS realiza assembleia para eleição da comissão eleitoral. A assembleia acontece às 19h, na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660). As eleições para Direção Colegiada e Conselho Fiscal do sindicato ocorrem em junho. De acordo com o art. 92 do Estatuto do Sintrajufe/RS, o processo eleitoral é coordenado por uma comissão eleita em assembleia geral. A comissão é formada por três a cinco membros titulares mais um a dois suplentes (nenhum pode concorrer no pleito de junho), além de um representante de cada chapa registrada (esses sem direito a voto na comissão).

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.