Sintrajufe/RS abrirá consulta sobre realização de eleições eletrônicas; colegas podem enviar artigos sobre o assunto até dia segunda-feira, 8


03.Abril.2019 - 17h25min

Está aberto até a próxima segunda-feira, 8, ao meio dia, prazo para que os colegas enviem artigos a respeito da realização de eleições eletrônicas no Sintrajufe/RS. A próxima eleição para o sistema diretivo (Direção Colegiada, Conselho Fiscal e Direções de Base) do sindicato acontece em junho deste ano e, em dezembro do ano passado, a categoria decidiu abrir a possibilidade de que essas eleições fossem realizadas por via eletrônica. Na segunda-feira, após a publicação dos artigos enviados pelos colegas, será aberta, na área de acesso restrito do site do Sintrajufe/RS, consulta eletrônica sobre esse tema, às 18h.

A realização de eleições sindicais por via eletrônica é um importante avanço democrático que a categoria vem construindo já desde o final de 2017, quando começaram as discussões no Sintrajufe/RS sobre diversas formas de participação eletrônica, como consultas e assembleias com videoconferência. Todo esse processo serve para ampliar a possibilidade de participação de todos os colegas nas decisões sobre os rumos do Sintrajufe/RS e no dia a dia da entidade. No caso específico da realização de eleições por via eletrônica, trata-se de um processo mais seguro, confiável, ágil e muito menos custoso financeiramente em relação às votações realizadas presencialmente na capital e no interior.

Em seus artigos, os colegas podem argumentar a favor ou contra a mudança.

Entenda

Buscando fortalecer a democracia no Sintrajufe/RS, a direção do sindicato propôs duas alterações estatutárias no ano passado: a inclusão dos colegas do Ministério Público da União na base da categoria; e a abertura da possibilidade de realização de eleições eletrônicas para o sistema diretivo da entidade. Ambas as propostas exigiam alterações estatutárias, e foram submetidas a longo processo de debate junto à categoria, tendo passado por discussões em um Grupo de Trabalho de Participação Eletrônica (criado em dezembro de 2017), por assembleia geral presencial e, finalmente, por uma assembleia geral estatutária realizada por via eletrônica.

Durante 40 dias, os sindicalizados puderam votar na área de acesso restrito do site do Sintrajufe/RS e, por ampla maioria, aprovaram as alterações estatutárias necessárias para que as duas propostas passassem a vigorar. Em relação às alterações nas eleições do sindicato, 1.447 (92,28%) colegas votaram SIM; 96 (6,12%) votaram NÃO; além de 25 (1,59%) abstenções. Foi a maior assembleia da história do sindicato.

Na votação, foi aprovada a inclusão, no Estatuto do Sintrajufe/RS, do artigo 84-A, com a seguinte redação:

Art. 84-A - As eleições de que trata o Art. 83 poderão ser realizadas mediante sistema eletrônico de votação na rede mundial de computadores (internet), aplicando-se, no que couber, os demais dispositivos do Título IV deste Estatuto, desde que garantidos:

I - A inviolabilidade do sistema de votação e o sigilo do voto;

II - O livre acesso da totalidade dos eleitores ao sistema eletrônico de votação;

III - A possibilidade de fiscalização do processo eleitoral eletrônico por todas as chapas, pela Comissão Eleitoral e pelos eleitores;

IV - A realização de procedimentos de auditoria ou checagem de segurança do sistema de votação, para verificação de erros ou fraudes.

§1º A votação eletrônica, via internet, será realizada no domínio virtual do SINTRAJUFE RS, em página específica, com sistema próprio previamente auditado.

§ 2º - Em caso de opção por votação via internet, a comissão eleitoral fixará o prazo de votação, desde que não inferior a 24 horas ininterruptas e não superior a 72 horas ininterruptas. (artigo incluído).

Neste ano, tiveram prosseguimento os trabalhos que vinham sendo realizados pelo GT de Participação Eletrônica. No dia 13 de março, o GT reuniu-se e definiu, entre quatro opções apresentadas, a empresa RelataSoft como responsável pela possível eleição eletrônica no Sintrajufe/RS. A empresa apresentou-se aos integrantes do GT na reunião seguinte, no dia 2 de abril, explicando o funcionamento do processo e as garantias de segurança e confiabilidade.

O próximo passo é a retomada da discussão do tema junto à categoria, com a publicação dos artigos dos colegas e, a seguir, a consulta eletrônica que poderá aprovar efetivamente a realização por via eletrônica das próximas eleições.

Regras para os artigos

Os artigos podem ser enviados até as 12h da próxima segunda-feira, 8, para o e-mail imprensa@sintrajufe.org.br. Serão publicados todos os artigos que cumprirem as normas editoriais estipuladas abaixo. O Sintrajufe/RS não publicará textos que estejam fora das regras divulgadas.

• Devem ser assinados por colegas sindicalizados (individualmente ou por grupos);

• Devem ser encaminhados para o e-mail imprensa@sintrajufe.org.br até o dia 8 de abril, às 12h;

• Devem ter, no máximo, 5 mil caracteres (incluindo o espaçamento);

• Devem se ater, exclusivamente, aos temas propostos;

• Não poderão conter citações nominais a servidores da categoria nem expressar, direta ou indiretamente, discriminação de gênero, etnia, orientação sexual ou credo, difamar ou incitar a violência.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.