Nesta quarta-feira, 3, tem mais uma edição da Feira Orgânica no Sintrajufe/RS


02.Abril.2019 - 18h45min

Nesta quarta-feira, 3, o Sintrajufe/RS realiza mais uma edição da Feira Orgânica. A feira acontece na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660, bairro Menino Deus), das 9h às 13h.

São comercializados alface, rúcula, rabanete, cebolinha, salsa, tomate, cebola, alho, batata-doce, batata-inglesa, cenoura, beterraba, laranja para suco, laranja-do-céu, bergamota, caqui, banana e ovos caipiras. Há ainda as plantas alimentícias não convencionais (Pancs): yacon, barbalha, beldroegas, açafrão, gengibre, inhame-rosa, aroeira-mansa, entre outras.

Outros produtos à venda são mel, paçoca de amendoim, pé de moleque e mandolate, além de outros alimentos: farinha de trigo orgânica, sucos orgânicos, ganache funcional, biomassa de banana verde, pasta de açaí, doce de banana com açaí, doce de banana com e sem açúcar, patês de azeitona, ervas finas e tomate seco, catchup e maionese veganos, banana passa, bala de banana sem açúcar, barra energética, açúcar mascavo e farinhas de milho, de arroz integral e de banana verde.

Além disso, há produtos como pão de milho, pães caseiros e cucas doces de vários sabores, biscoitos coloniais, além de derivados de leite: queijo serrano com orégano, com pimenta e colonial (jovem e maturado), manteigas, nata, keschmier (tipo ricota alemã), iogurtes naturais e com frutas com e sem açúcar, chimias de frutas.

A iniciativa é uma parceria entre o Sintrajufe/RS e o Sítio Banina (integrante do coletivo de agricultores certificados e auditados como produtores orgânicos dos municípios de Riozinho, Barão e Harmonia). Também participa a empresa Da Lilica – Produtos Saudáveis, que comercializa trufas de castanhas, nozes, e frutas secas, tortinhas recheadas com doce de leite vegano ou brigadeiros, doce de leite de amendoim, geleias gourmet de diversos sabores e pancho vegano.

Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo

De acordo com dados de 2017, no Brasil, são consumidos o equivalente a 7,3 litros de agrotóxicos por pessoa todo ano. Os agrotóxicos são justamente o que o nome diz: produtos tóxicos nocivos para a saúde. Pesquisas desenvolvidas pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Ministério da Saúde – Fundação Oswaldo Cruz apontam que agrotóxicos podem causar diversas doenças. Apesar de muitos agrotóxicos já serem proibidos na União Europeia e Estados Unidos, no Brasil eles ainda são largamente utilizados.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.