8M: no Dia Internacional das Mulheres, Sintrajufe/RS participa de ato na Esquina Democrática


06.Março.2019 - 16h21min
-->

O 8 de Março (8M), Dia Internacional das Mulheres, tradicionalmente dá lugar, em diversos países, a atividades e debates voltados à luta das mulheres por igualdade de direitos econômicos, sociais, trabalhistas e políticos. Neste ano, em Porto Alegre, a programação do 8M, próxima sexta-feira, culminará, no fim da tarde, em uma grande marcha Pela Vida das Mulheres Trabalhadoras, na Esquina Democrática (Rua dos Andradas com a Avenida Borges de Medeiros). A marcha, marcada para as 19h, será também um ato de resistência das mulheres contra a reforma da Previdência apresentada por Jair Bolsonaro (PSL). A concentração para a caminhada inicia às 17h30min na Esquina Democrática.

As atividades do 8M em Porto Alegre ocorrerão ao longo de toda a sexta-feira, iniciando às 7h30min, no Largo Glênio Peres. Veja AQUI a programação completa. O Sintrajufe/RS convoca as servidoras e também os servidores da categoria para que se somem aos debates e à mobilização. Em foco, o combate às diversas formas de violência contra as mulheres, desde as violências machistas do cotidiano até projetos econômicos que prejudicam principalmente as mulheres, como a reforma trabalhista e a proposta de desmonte da Previdência já apresentado por Jair Bolsonaro (PSL).

Desde o ano passado, as mulheres vêm sendo protagonistas das lutas contra o novo governo, partindo-se da compreensão do que significava a chegada ao poder de um grupo que daria continuidade às piores políticas de Michel Temer (MDB) e ainda as aprofundaria. Depois dos grandes atos de setembro de 2018, o 8 de Março será o momento de retornar às ruas e dar início às mobilizações massivas que serão fundamentais neste ano.

Além do 8M, haverá outras atividades em março, começando por uma manifestação nacional em memória de Marielle Franco, no dia 14. O Sintrajufe/RS realiza, ainda, no dia 22 de março, festa referente ao mês de luta das mulheres, com show da banda 50 Tons de Pretas, na sede do sindicato (Marcílio Dias, 660), às 20h.

Veja abaixo o calendário de mobilizações deste mês:

– 8 de março: Dia Internacional de Luta das Mulheres;

– 14 de março: ato público em memória de Marielle Franco e Anderson Gomes, às 18h, na Esquina Democrática, Centro de Porto Alegre;

– 22 de março: Dia Nacional de Mobilização contra a Reforma da Previdência, atividade convocada pelas centrais sindicais;

– 28 de março: atividades em memória de Edson Luís, estudante assassinado pela ditadura em 1968, no Rio de Janeiro;

– 30 de março: seminário contra a reforma da Previdência, organizado pelo Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Troca de Usuário

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.