Sintrajufe/RS faz reunião de apresentação com procurador-chefe do MPT-RS


04.Fevereiro.2019 - 18h24min

Nesta segunda-feira, 4, o Sintrajufe/RS reuniu-se com o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS) para apresentar o sindicato e falar sobre a unificação de representação das categorias do Judiciário Federal no RS e do Ministério Público da União. Estavam presentes os diretores do Sintrajufe/RS Cristiano Moreira e Rafael Scherer, o procurador-chefe do MPT-RS, Victor Hugo Laitano, e a procuradora do Trabalho Márcia Medeiros de Farias. No dia 31 de janeiro, o sindicato já havia se reunido com o Ministério Público Militar.

Os diretores do sindicato fizeram um relato sobre o processo de unificação da representação das categorias no Sintrajufe/RS, desde a renúncia dos diretores da seção sindical do SindMPU até as conversas e consultas aos servidores que culminaram na mudança do Estatuto e aprovação da unificação. Foi reforçado que os servidores do Judiciário Federal e do MPU têm muitas similaridades na estrutura de trabalho, na carreira e nos Planos de Cargos e Salários, o que se traduz em pautas comuns.

Foi ressaltada, por ambas as partes, a importância da unidade e do diálogo entre o Ministério Público do Trabalho e o sindicato para enfrentar o cenário de ataques ao MPT e à Justiça do Trabalho. Além disso, os dirigentes adiantaram que, em breve, solicitarão nova reunião, para apresentar os dados da Pesquisa de Saúde do Servidor 2018 e já informaram que o sindicato deve realizar uma nova pesquisa, específica com os colegas do MPU. Também foi solicitado o acesso do Sintrajufe/RS às dependências do MPT-RS, para passagens nos setores a fim de conversar com os servidores e distribuir materiais. O procurador-geral mostrou posição favorável.

Ao final da reunião, Laitano mostrou setores administrativos da nova sede do MPT-RS aos dirigentes sindicais. Isso possibilitou que os diretores pudessem falar rapidamente com alguns colegas. Os diretores explicaram que visitarão em breve novamente os colegas, para fazer um apresentação do Sintrajufe/RS, mas colocaram desde já o sindicato à disposição dos colegas.

Sindicalização

Como os colegas do MPU já estão se filiando ao Sintrajufe/RS, foi solicitado ao procurador-geral que o MPT-RS permita o desconto em folha da contribuição sindical. Laitano concordou em atender à solicitação.

Além de fortalecer as lutas do sindicato em busca de melhorias de condições de trabalho e salário e em defesa dos direitos dos trabalhadores, os sindicalizados contam com assessorias jurídica e de saúde gratuitas, alojamento e locação de salão de festas, oficinas de culturas e diversos convênios que oferecem descontos em produtos e serviços.

Para se filiar, basta preencher a ficha de sindicalização (https://www.sintrajufe.org.br/sindicalize-se) e enviá-la para o e-mail sintrajufe@sintrajufe.org.br ou entregá-la na sede (Rua Marcílio Dias, 660)

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.