Plenária de mobilização em defesa da Previdência ocorre em 27 de fevereiro


31.Janeiro.2019 - 17h39min

Enquanto o governo de Jair Bolsonaro (PSL) coloca como prioridade a aprovação de uma reforma da Previdência, a luta em defesa de direitos continua. No dia 27 de fevereiro, o Sintrajufe/RS e as outras entidades que fazem parte do Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência realizam plenária de mobilização para fortalecer a defesa da aposentadoria digna para todos. Será no auditório do Cpers (avenida Alberto Bins, 480), às 18h. Toda a categoria está convocada para lutar por seus próprios direitos.

A realização da plenária foi definida em reunião do Fórum no dia 22 de janeiro, na sede do Sintrajufe/RS. Após a reunião, no dia 24, o Fórum também realizou um ato público, na Esquina Democrática em Porto Alegre juntamente com as centrais sindicais, em mais uma demonstração de que a classe trabalhadora está atenta e unida no enfrentamento a quaisquer medidas do governo que ataquem direitos.

Reforma da Previdência

Há muitas dúvidas sobre o teor exato da reforma da Previdência que o governo Bolsonaro deve enviar ao Congresso nos próximos dias. O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem defendido a adoção de um regime de capitalização, extremamente prejudicial aos trabalhadores. Também há a possibilidade de simples reativação da tramitação da proposta de Michel Temer (MDB), derrotada nas lutas de 2017 e 2018 pelos trabalhadores. Certo é que itens como idade mínima e desvinculação do salário mínimo estarão contempladas no projeto. Certo, também, é que os trabalhadores estarão nas ruas para, uma vez mais, defender os direitos da maioria da população brasileira.

Calendário de lutas

Nos meses de fevereiro e março, será intensificada a luta em defesa de direitos, com foco em derrotar a reforma da Previdência e a proposta de extinção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho. Também as mulheres, em março, irão protagonizar mobilizações relativas ao Dia Internacional de Luta das Mulheres e em memória de Marielle Franco. Confira abaixo o calendário:

5 de fevereiro – ato público unificado em defesa da Justiça do Trabalho (em Brasília, às 14h)

7 de fevereiro – lançamento do Fórum Institucional de Defesa da Justiça do Trabalho – Fidejust (no Plenário Milton Dutra, sede do TRT4, Avenida Praia de Belas, 1100, às 17h)

20 de fevereiro – plenária unitária das centrais sindicais em defesa da Previdência (em São Paulo)

27 de fevereiro – plenária de mobilização do Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência (no auditório do Cpers, Av. Alberto Bins, 480, Centro, Porto Alegre, às 18h)

8 de março – Ato do Dia Internacional de Luta das Mulheres

14 de março – Ato público em memória de Marielle Franco (na esquina Democrática, Porto Alegre, às 18h)

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.