Sintrajufe/RS realiza primeira reunião com administração do Ministério Público Militar


31.Janeiro.2019 - 16h35min

Nesta quinta-feira, 31, o Sintrajufe/RS realizou reunião com a Procuradoria do Ministério Público Militar (MPM) de Porto Alegre. Essa foi a primeira conversa com uma administração do Ministério Público da União (MPU) após a inclusão, em dezembro passado, dos servidores do MPU como base do Sintrajufe/RS.

A reunião foi com a procuradora de Justiça Militar Maria da Graça Oliveira de Almeida, acompanhada pelo secretário substituto, Adilson Ribeiro. Representaram o Sintrajufe/RS os diretores Cristiano Moreira, Rafael Scherer e Rodrigo Mércio.

A pauta da reunião foi a apresentação do sindicato como entidade que passa a respresentar os servidores do MPU no estado, conforme decisão da categoria em assembleia geral. De parte a parte, foram abertas portas para diálogos futuros em torno de pautas da categoria e de temas que interessem tanto à administração quanto aos servidores. Os dirigentes sindicais apresentaram a entidade, explicando a estrutura, história e a forma de atuação do Sintrajufe/RS.

Também foi formalizado pelo Sintrajufe/RS o pedido para que se encaminhe, via administração, o desconto em folha da contribuição sindical dos colegas sindicalizados, ao que a procuradora respondeu de forma positiva. A partir do próximo mês os descontos já poderão ser feitos diretamente na folha de pagamento. 

Os sindicalistas também informaram a prática da direção de realizar passagens nos setores de trabalho para conversar com os colegas e distribuir materiais, ao que a procuradora mostrou-se receptiva, não colocando empecilhos. No mesmo sentido, disponibilizou-se a receber e repassar aos servidores e-mails de divulgação do sindicato, a começar por uma apresentação e um convite à filiação que serão enviados nos próximos dias.

Além da reunião de hoje, o Sintrajufe/RS já solicitou agenda com junto às demais administrações do MPU no estado, com o objetivo de estabelecer o diálogo inicial e apresentar o sindicato, bem como ajustar os procedimentos operacionais para o desconto em folha da contribuição sindical.

Histórico

A chegada dos colegas do MPU ao Sintrajufe/RS é uma pauta antiga de ambas as categorias, que começou a consolidar-se com a renúncia, em julho de 2018, da direção da Seção Sindical do SindMPU no Rio Grande do Sul. Na carta de renúncia, os então dirigentes apontaram a unificação no Sintrajufe/RS como melhor caminho para fortalecer as lutas das duas categorias. A partir daí, o debate foi aberto, e a aprovação à integração foi, em todas as instâncias, quase unânime.

Chegou-se, por fim, à assembleia plebiscitária para as alterações no Estatuto do Sintrajufe/RS, necessárias para que a mudança se materializasse. Por via eletrônica, utilizando um recurso tecnológico que tem ampliado a democracia no Sintrajufe/RS, os colegas votaram em massa e aprovaram, com mais de 93% dos votos, as mudanças propostas pela direção. Além da abertura do sindicato aos colegas do MPU, a mesma assembleia aprovou também a inclusão de novo artigo que permite que as eleições do sistema diretivo e do conselho fiscal do sindicato possam ocorrer por meio de votação na internet. Foram, no total, 1.568 votos, ultrapassando com folga o quórum mínimo exigido para alterações estatutárias, de dois terços dos filiados (naquele momento, 1.451).

Como e por que se filiar

Filiar-se ao Sintrajufe/RS é fortalecer as lutas em defesas dos direitos da categoria e do conjunto da classe trabalhadora. Os desafios que o ano de 2019 nos traz exigem muita ação coletiva, e o sindicato é justamente, em sua função mais central, um instrumento para essas lutas. É espaço para estarmos juntos defendendo nossas carreiras, o serviço público e os interesses dos trabalhadores em geral. Ao mesmo tempo, os colegas filiados desfrutam de uma série de vantagens e benefícios, desde diversos convênios, que oferecem descontos em variados produtos e serviços, até as assessorias jurídica e de saúde vinculadas ao Sintrajufe/RS, que são oferecidas aos sindicalizados para amparar questões funcionais, sem custo adicional. Também podem utilizar os alojamentos da sede e o Salão Multicultural, têm descontos nas oficinas culturais do sindicato e beneficiam-se das ações coletivas movidas pela entidade.

Para se filiar, basta baixar a ficha de sindicalização no site do Sintrajufe/RS, na aba "Sindicalize-se" ou clicando AQUI, preenchê-la e enviá-la por e-mail para sintrajufe@sintrajufe.org.br, ou entregá-la diretamente na sede (Marcílio Dias, 660).

O percentual cobrado mensalmente é de 1% (um por cento) sobre todas as parcelas remuneratórias, excluídas aquelas de natureza indenizatória (como auxílio-alimentação e auxílio pré-escolar), deduzido da base de cálculo o valor do desconto previdenciário.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.