Servidores do MPU já podem se filiar ao Sintrajufe/RS


31.Janeiro.2019 - 15h52min

Desde o final do ano passado, o Sintrajufe/RS é o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e também do Ministério Público da União (MPU) no Rio Grande do Sul. Neste início de 2019, já tivemos as primeiras filiações de servidores do MPU que chegam para fortalecer o Sintrajufe/RS e o conjunto dos servidores federais.

Como e por que se filiar

Filiar-se ao Sintrajufe/RS é fortalecer as lutas em defesas dos direitos dos servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, categorias irmãs que possuem inúmeras semelhanças, inclusive em termos salariais. O sindicato é o espaço para estarmos juntos defendendo nossas carreiras, buscando reajuste nos vencimentos, data-base, melhores condições de trabalho e lutando contra reformas que retirem nossos direitos. Ao mesmo tempo, os colegas filiados desfrutam de uma série de vantagens e benefícios, desde diversos convênios (https://www.sintrajufe.org.br/convenios), que oferecem descontos em variados produtos e serviços, até as assessorias jurídica e de saúde oferecidas aos sindicalizados para amparar questões funcionais, sem custo adicional. Também podem utilizar os alojamentos da sede do sindicato e o Salão Multicultural, têm descontos nas oficinas culturais do sindicato e beneficiam-se das ações coletivas movidas pela entidade.

Para se filiar, basta imprimir a ficha de sindicalização (https://www.sintrajufe.org.br/sindicalize-se) no site do Sintrajufe/RS, preenchê-la e enviá-la digitalizada para o e-mail sintrajufe@sintrajufe.org.br. O percentual cobrado mensalmente é de 1% (um por cento) sobre todas as parcelas remuneratórias, excluídas aquelas de natureza indenizatória (como auxílio-alimentação e auxílio pré-escolar), deduzido da base de cálculo o valor do desconto previdenciário.

Histórico

A chegada dos colegas do MPU ao Sintrajufe/RS é uma pauta antiga dos servidores do Judiciário e do MPU, que começou a se consolidar com a renúncia, em julho de 2018, da direção da Seção Sindical do SindMPU no Rio Grande do Sul. Na carta de renúncia, os então dirigentes apontaram a unificação no Sintrajufe/RS como melhor caminho para fortalecer as lutas de ambas as categorias. A partir daí, o debate foi aberto, e a aprovação à unificação foi, em todas as instâncias, quase unânime.

Em assembleia presencial no dia 14 de novembro, os servidores do MPU aprovaram seu ingresso na base representativa do Sintrajufe/RS. No dia 24 de dezembro de 2018, encerrou-se a assembleia plebiscitária que, por via eletrônica, os colegas do Judiciário também aprovaram, com 1.568 votos, desses mais de 93% dos votos favoráveis, a unificação de representação com os colegas do MPU no Sintrajufe/RS. 

A primeira sindicalizada do MPU

Fazendo história, a primeira filiada do MPU ao Sintrajufe/RS foi a colega Sandra Anflor, da assessoria de comunicação da Procuradoria-Regional da República na 4ª Região, do Ministério Público Federal. Ela conta que decidiu se sindicalizar por entender a importância de fortalecer a representação sindical e, ao mesmo tempo, pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelo Sintrajufe/RS: "Depois de anos sem filiação sindical, por insatisfação com o que havia, resolvi participar do movimento que resultou na adesão dos servidores do MPU no Rio Grande do Sul ao Sintrajufe. Entendo que a representação sindical neste país é, mais do que nunca, importante; que a força dos servidores do MPU cresce com a unificação, conduzida pelo Sintrajufe, com os colegas do Judiciário Federal, cujas lutas são quase que as mesmas; e que o Sintrajufe, além de não se restringir às pautas salariais, é gerido de forma descentralizada, ágil, capaz de oferecer aos filiados serviços e vantagens imediatos. O trabalho que resultou no diagnóstico de saúde dos servidores do Judiciário, por exemplo, é fantástico, consagrado até na academia, e nós, no MPU, precisamos de algo assim, que se some aos esforços da administração para enfrentar todas as formas de assédio e discriminação e melhorar a qualidade de vida no trabalho".

Para mais informações sobre o sindicato, acesse www.sintrajufe.org.br ou acompanhe nossa página no Facebook ou no Instagram.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.