Em meio a ataques, próximas semanas serão de mobilizações; confira o calendário


25.Janeiro.2019 - 16h50min

O ano de 2019 começou com uma sequência de ataques e ameaças por parte do governo de Jair Bolsonaro (PSL). Os riscos só aumentam, tendo como alguns dos motes a ameaça de extinção da Justiça do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho e a reforma da Previdência, esta uma prioridade absoluta para o governo e o mercado. Ao mesmo tempo, os trabalhadores já estão se mobilizando, e as próximas semanas serão de diversas atividades de luta em todo o país.

Na última segunda-feira, 21, tivemos o primeiro ato público do ano em Porto Alegre, em defesa da Justiça do Trabalho. Com centenas de trabalhadores e representantes de diversas entidades do Judiciário e de outras categorias, a atividade foi organizada pelo Sintrajufe/RS, por outras entidades que compõem o Fórum de Relações Institucionais do TRT4 e pelas centrais sindicais. Mobilizações semelhantes ocorreram em todo o Brasil.

Já na quarta, 24, foi a vez da Esquina Democrática, também na capital gaúcha, ser cenário de luta: convocado por iniciativa do Sindisprev/RS e agregando, posteriormente, entidades do Fórum em Defesa da Previdência, do qual faz parte o Sintrajufe/RS, foi realizado ato público para dialogar com a população sobre os riscos trazidos pela reforma da Previdência que Bolsonaro, tal como Temer pretendia, quer aprovar.

Nos próximos dias, a mobilização segue.

Veja abaixo o calendário provisório das principais atividades:

5 de fevereiro – ato público unificado em Brasília em defesa da Justiça do Trabalho;

20 de fevereiro – plenária das centrais sindicais, em São Paulo;

27 de fevereiro – plenária de mobilização do Fórum Gaúcho em Defesa da Previdência, no auditório do Cpers, em Porto Alegre;

8 de março – grandes manifestações estão previstas em todo o Brasil no Dia Internacional das Mulheres;

14 de março – novo ato protagonizado pelas mulheres, parte do março de lutas, em memória de Marielle Franco.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.