Servidores do MPU já podem se filiar ao Sintrajufe/RS; sindicalize-se!


09.Janeiro.2019 - 17h53min

Desde o final do ano passado, o Sintrajufe/RS é o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e do Ministério Público da União no Rio Grande do Sul. No dia 24 de dezembro, encerrou-se a assembleia plebiscitária que, por via eletrônica, aprovou a integração dos colegas do MPU à base do nosso sindicato – antes, em assembleia presencial no dia 14 de novembro, os servidores do MPU aprovaram seu ingresso na base representativa do sindicato. Neste início de 2019, já tivemos as primeiras filiações desses colegas que chegam para fortalecer o Sintrajufe/RS e o conjunto da categoria.

Histórico

A chegada dos colegas do MPU ao Sintrajufe/RS é uma pauta antiga de ambas as categorias, que começou a consolidar-se com a renúncia, em julho de 2018, da direção da Seção Sindical do SindMPU no Rio Grande do Sul. Na carta de renúncia, os então dirigentes apontaram a unificação no Sintrajufe/RS como melhor caminho para fortalecer as lutas das duas categorias. A partir daí, o debate foi aberto, e a aprovação à integração foi, em todas as instâncias, quase unânime.

Chegou-se, por fim, à assembleia plebiscitária para as alterações no Estatuto do Sintrajufe/RS, necessárias para que a mudança se materializasse. Por via eletrônica, utilizando um recurso tecnológico que tem ampliado a democracia no Sintrajufe/RS, os colegas votaram em massa e aprovaram, com mais de 93% dos votos, as mudanças propostas pela direção. Além da abertura do sindicato aos colegas do MPU, a mesma assembleia aprovou também a inclusão de novo artigo que permite que as eleições do sistema diretivo e do conselho fiscal do sindicato possam ocorrer por meio de votação na internet. Foram, no total, 1.568 votos, ultrapassando com folga o quórum mínimo exigido para alterações estatutárias, de dois terços dos filiados (naquele momento, 1.451).

A primeira sindicalizada do MPU

Fazendo história, a primeira filiada do MPU ao Sintrajufe/RS foi a colega Sandra Anflor, da assessoria de comunicação da Procuradoria-Regional da República na 4ª Região, do Ministério Público Federal. Ela conta que decidiu se sindicalizar por entender a importância de fortalecer a representação sindical e, ao mesmo tempo, pelo reconhecimento ao trabalho realizado pelo Sintrajufe/RS: "Depois de anos sem filiação sindical, por insatisfação com o que havia, resolvi participar do movimento que resultou na adesão dos servidores do MPU no Rio Grande do Sul ao Sintrajufe. Entendo que a representação sindical neste país é, mais do que nunca, importante; que a força dos servidores do MPU cresce com a unificação, conduzida pelo Sintrajufe, com os colegas do Judiciário Federal, cujas lutas são quase que as mesmas; e que o Sintrajufe, além de não se restringir às pautas salariais, é gerido de forma descentralizada, ágil, capaz de oferecer aos filiados serviços e vantagens imediatos. O trabalho que resultou no diagnóstico de saúde dos servidores do Judiciário, por exemplo, é fantástico, consagrado até na academia, e nós, no MPU, precisamos de algo assim, que se some aos esforços da administração para enfrentar todas as formas de assédio e discriminação e melhorar a qualidade de vida no trabalho".

Como e por que se filiar

Filiar-se ao Sintrajufe/RS é fortalecer as lutas em defesas dos direitos da categoria e do conjunto da classe trabalhadora. Os desafios que o ano de 2019 nos traz exigem muita ação coletiva, e o sindicato é justamente, em sua função mais central, um instrumento para essas lutas. É espaço para estarmos juntos defendendo nossas carreiras, o serviço público e os interesses dos trabalhadores em geral. Ao mesmo tempo, os colegas filiados desfrutam de uma série de vantagens e benefícios, desde diversos convênios, que oferecem descontos em variados produtos e serviços, até as assessorias jurídica e de saúde vinculadas ao Sintrajufe/RS, que são oferecidas aos sindicalizados para amparar questões funcionais, sem custo adicional. Também podem utilizar os alojamentos da sede e o Salão Multicultural, têm descontos nas oficinas culturais do sindicato e beneficiam-se das ações coletivas movidas pela entidade.

Para se filiar, basta baixar a ficha de sindicalização no site do Sintrajufe/RS, na aba "Sindicalize-se" ou clicando AQUI, preenchê-la e enviá-la por e-mail para sintrajufe@sintrajufe.org.br, ou entregá-la diretamente na sede (Marcílio Dias, 660).

O percentual cobrado mensalmente é de 1% (um por cento) sobre todas as parcelas remuneratórias, excluídas aquelas de natureza indenizatória (como auxílio-alimentação e auxílio pré-escolar), deduzido da base de cálculo o valor do desconto previdenciário.

Tendo em vista que o Sintrajufe/RS ainda não possui autorização para realizar a consignação das mensalidades na folha de pagamento dos órgãos do MPU, a cobrança das contribuições sindicais mensais será, inicialmente, feita por boleto bancário ou débito em conta indicada pelos sindicalizados. O Sintrajufe/RS já está em contato com as administrações para viabilizar o mais rapidamente possível que o desconto seja feito diretamente em folha, como já ocorre com os servidores do Judiciário Federal.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.