Após ações em parceria, Justiça Eleitoral de Triunfo abre seção eleitoral na Apae da cidade


19.Dezembro.2018 - 15h49min

 

Depois de uma parceria estabelecida durante o processo eleitoral, a Justiça Eleitoral de Triunfo e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade seguem estreitando os laços em benefício da comunidade e dos alunos da institução. No dia 5 de dezembro, foi oficialmente instalada a Seção Eleitoral 126, que funcionará na Escola Especial Novos Horizontes, mantida pela Apae de Triunfo.

A ação, parte da campanha "Na Justiça Eleitoral ser diferente é normal", tem por objetivo facilitar o exercício do voto, aproximando o eleitor do local designado para votação. A instalação da Seção Eleitoral também consiste em uma ação pontual, mas determinante, para sintonizar a Justiça Eleitoral com a Lei de Inclusão. As dependências da Escola Especial possuem 100% de acessibilidade e poderão ser utilizadas, também, pelos eleitores do colégio eleitoral do município de Triunfo que possuem necessidades especiais e/ou dificuldade de mobilidade.

A jornada “Na Justiça Eleitoral, ser diferente é normal” teve seu momento inicial em 20 de agosto, quando foram realizados debates e atividades que tiveram como objetivo a inclusão de alunos da Apae no processo eleitoral, como estímulo ao exercício dos direitos políticos desses cidadãos.

Para Elias Medeiros Vieira, colega da JE de Triunfo que foi um dos organizadores da campanha “Na Justiça Eleitoral, ser diferente é normal”, a instalação de uma seção eleitoral na escola facilita que os jovens atendidos pela instituição exerçam seus direitos enquanto cidadãos, tornando o ato de votar algo prazeroso. O fato de o local já ser conhecido por eles e pelas famílias gera mais confiança e reduz a resistência. Além dos alunos, já foram cadastrados como eleitores na nova seção pais e mães de alunos, professores e monitores. Todos os colegas da Justiça Eleitoral da cidade também transferiram seus títulos. Em janeiro e fevereiro, serão confeccionados os títulos de eleitores para a Seção Eleitoral 126, que serão entregues em sessão solene na Câmara de Vereadores em março de 2019. Elias considera que as ações são pontuais, mas significativas e dão visibilidade às demandas das pessoas com deficiência, que se colocam como atores políticos. Depois das iniciativas conjuntas com a Justiça Eleitoral, a Apae conseguiu que fossem apresentadas por vereadores três emendas voltadas a melhorias na instituição.

A Apae fica localizada na Rua Iracema de Alencar, nº 361, Centro de Triunfo.

    Veja também

    Últimas Notícias

    Clique aqui e cadastre-se para receber nossos INFORMATIVOS

    cadastre-se

    Faça seu Login

    Recuperar Senha / Primeiro acesso

    O e-mail foi enviado com sucesso.

    Ocorreu um erro no envio.